O navio veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil está atracado no Cais Mauá, no porto de Porto Alegre, onde permanece até este domingo, dia 24. O navio saiu do Rio de Janeiro no dia 4 de abril para uma viagem de representação, durante 37 dias, pelos portos do sul do Brasil.
O Cisne Branco foi construído com o propósito de representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade, cultuar as tradições navais e contribuir para a formação marinheira do pessoal da Marinha do Brasil. Em Porto Alegre, embarcarão oito aspirantes da escola naval, para treinamento, até o próximo destino em Santa Catarina.
A embarcação foi construída em 1998, em Amsterdã na Holanda, e foi entregue ao Brasil no ano de 2000, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Em 2015, a “embaixada flutuante” visitou 15 países no exterior e recebeu 130 mil visitantes.
Esta é a segunda vez que o navio atraca no porto de Porto Alegre, a última foi em 2008. A tripulação é composta por 10 oficiais, 42 praças e 30 aspirantes. As 32 velas que compõem a embarcação chamam a atenção de quem vê. Para o comandante, capitão de Mar e Guerra João Alberto de Araujo Lampert, “as velas resgatam a essência da vida no mar que iniciou com as grandes navegações”.
A visitação aberta ao público ocorre na quinta-feira, dia 21, no sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, das 14h às 18h, com entrada gratuita e sem restrição de público. A entrada é pelo pórtico principal do Cais Mauá.
Fonte: Palácio Piratini
Foto: Sabrina Dias/SPH/Divulgação
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA