Visando alinhar as ações referentes ao período da safra, nesta terça-feira (03), o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento da Agricultura Volnei Christófol e os subprefeitos dos distritos de Tuiuty, São Pedro, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos.
O verão de 2023 promete ser fértil para as safras do pêssego e da uva. Em novembro iniciou a colheita do pêssego, em São Pedro, encerrando nas próximas semanas.
O município é um dos grandes produtores da fruta, tendo mais de 120 hectares de pêssego, com uma estimativa de 19 toneladas por hectare, dando uma produção de 2,3 milhões de quilos ao ano e sendo vendido para diversas regiões do Estado e país. Somente em São Pedro são, pelo menos, 38 produtores produzindo pêssego.
Para auxiliar os produtores, as equipes intensificaram o trabalho para deixar as estradas em dia para o melhor escoamento da safra.
O agricultor Roberto Zanezi, produz pêssego numa propriedade de 8 hectares, em São Pedro, e está otimista quanto a colheita deste ano. “Nós pretendemos colher um pouco mais de 100 toneladas da fruta. Agora estamos encerrando esse processo de colheita, iniciado ainda em novembro. E então vamos comercializar aqui no município e também para outras regiões do país”.
Ainda de acordo com Zanezi “a Prefeitura sempre nos auxiliou com horas máquinas, importantes para a reforma de pomares, além das estradas, deixando elas bem ajeitadas, o que é bem importante também”.
O secretário de Agricultura Volnei Christófoli comentou sobre a produção deste ano. “A safra do pêssego está em andamento, e estamos realizando manutenções diárias em nossas estradas, sendo que já foram patroladas 80% das estradas da localidade de São Pedro e que são importantes para os agricultores que produzem a fruta e que trafegam diariamente pela localidade, fazendo, muitas vezes, diversas viagens ao dia”.
Para o prefeito Diogo Siqueira “o trabalho realizado diariamente pelas equipes nos distritos é muito importante para podermos chegar neste período de safra com mais tranquilidade e conseguindo manter as estradas em condições para o escoamento da produção. Essa reunião com os subprefeitos é de planejamento para tomarmos ações em conjunto e verificar as necessidades de cada local”.
Em paralelo seguem as obras de pavimentação asfáltica nas comunidades da Imaculada Conceição e Linha 47. Estiveram presentes o secretário-adjunto Antônio Somensi, coordenador dos distritos, José Bertuol, do Vale dos Vinhedos Mauro Villa, de Faria Lemos Luis Carlos De Mari, de São Pedro Leonildo Cavalet e de Tuiuty, Tiago Coser.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
(KPJ)
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão