A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) conquistou a equivalência de seus serviços de inspeção e fiscalização junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC). A portaria foi publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26/12).
A adesão ao Sisbi-PEC permitirá que o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul possa fiscalizar o comércio e uso de produtos veterinários, como vacinas e medicamentos, garantindo maior segurança aos produtos ofertados aos pecuaristas. O estado poderá, também, pleitear transferências de recursos do Mapa para fortalecimento das ações de inspeção e fiscalização. O pedido de adesão foi entregue ao Ministério em agosto deste ano, em ato realizado durante a 45ª Expointer.
“Anteriormente, essas ações de inspeção e fiscalização eram prerrogativas dos auditores fiscais federais agropecuários, e agora passam a fazer parte do escopo da Secretaria da Agricultura. Conforme o plano de trabalho estabelecido para a adesão, os servidores da Seapdr devem passar por uma capacitação junto ao Ministério ainda no primeiro semestre de 2023, para, a partir de julho, iniciarmos as atividades”, conta o diretor substituto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Francisco Lopes.
O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro a aderir ao Sisbi-PEC, juntando-se a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Foto: Fernando Dias
PG
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas