A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a ONU Migrações firmam parceria para cooperação nas ações relacionadas ao projeto Oportunidades e à inserção laboral e integração social de migrantes e refugiados. O serviço gratuito de intermediação de mão de obra é prestado, diariamente, em todas as agências FGTAS/Sine, mas, na unidade Porto Alegre Centro, os migrantes já contam, semanalmente, com atendimento multilíngue e especializado. Essa modalidade de atendimento funciona, atualmente, por meio de projeto piloto, que será estendido para cidades-polo do interior do estado em breve.
A parceria viabilizará ainda a realização de feirão de empregos, compartilhamento de dados e informações e capacitações para os servidores das agências sobre documentação e integração dos migrantes e refugiados.
Ao todo, somente em 2022, 3.980 migrantes foram cadastrados nas agências FGTAS/Sine no RS. Desse total, 54,5% são homens e 45,4%, mulheres; 48,4% têm nacionalidade venezuelana e 17,2%, haitiana. Com relação à faixa etária, 28% têm entre 30 e 39 anos; 25%, 18 a 24 anos; 18,7%, 25 a 29 anos; 16%, 40 a 49 anos; e 9,4%, 50 a 64 anos. Em relação à escolaridade, 50,7% têm Ensino Médio completo; 18,3%, Fundamental completo e 5,8%, Superior completo.
Entre as agências FGTAS/Sine que se destacam no atendimento aos migrantes está Tapejara. Em 2022, a unidade encaminhou 329 migrantes para oportunidades de emprego. As ocupações com os maiores números de encaminhamentos foram: alimentador de linha de produção (205), faxineiro (43), motorista de caminhão (19) e ajudante de motorista (16). Já os setores econômicos com as maiores quantidades de encaminhamentos foram: indústria (65,6%), comércio (21,2%) e serviços (11,8%).
Projeto Oportunidades – Integração no Brasil
Visa impulsionar a integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil. Envolve ações de acesso ao mercado de trabalho, cursos de português, capacitação profissional e fomento ao empreendedorismo. É financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado em parceria com o setores público e privado, agências da ONU e sociedades de acolhida.
OIM
Estabelecida em 1951, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração. Contando com 174 estados-membros, oito estados observadores e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna.
FGTAS
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS, vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (STER).
Texto: Ascom FGTAS
Edição: Secom
(KPJ)
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone