Após dois anos de grandes desafios para todo setor logístico por conta da pandemia, 2022 apontou para uma tendência de normalização a níveis pré-pandêmicos. No modal aéreo, por exemplo, a Iberia Airlines operou nesse quarto trimestre de 2022 com 95% da capacidade, comparativamente aos níveis anteriores a 2020.
As operações da United Airlines, devido aos altos níveis de demanda, estão oferecendo seus quatro voos semanais entre Newark, NJ e Lima, no Peru. Também existe a possibilidade de oferecer essa rota diariamente durante a peak season.
Já a Turkish Airlines,passou a oferecer voos internacionais diretos de Tocumen, no Panamá, para Istambul, na Turquia desde Outubro. Esses voos estão operando três vezes por semana e aumentam a capacidade de carga entre as duas regiões.
Quando o assunto é o modal marítimo, principal canal de escoamento de mercadorias no mundo, ainda existem alguns desafios, especialmente nas rotas entre Américas do Sul, Central e Norte como por exemplo:
- Baixos níveis de água em Manaus, especificamente no Rio Negro, estão impactando a passagem de navios e embarques de cargas. Mas nenhuma alteração de capacidade até o final de 2022.;
- Temporada Reefer também traz mais atrasos com carga seca;
- Suspensões de serviços na região reduzem ainda mais a capacidade de rotas movimentadas.
Em compensação, os serviços pelo Chile estão menos comprometidos, com vias reabertas e transportadoras em busca de apoio. Quando o assunto são os fretes marítimos saindo das Américas com destino a Ásia e Pacifico, a situação de disponibilidade de equipamentos melhorou, mas ainda há desafios no Reefer.
Mas a utilização de navios Costa Oeste dos Estados Unidos e México para a Ásia se encontram 90% com espaço disponível. Todas as linhas de navegação estão abertas para oportunidades de negócios.
O crescimento do comércio eletrônico e a demanda por fretes internacionais
O crescimento do comércio eletrônico está aumentando a demanda por fretes internacionais. De acordo com os dados de 2022, houve um aumento de quase 10% na demanda relacionada a e-commerce em relação ao ano anterior.
Assim, é importante que as empresas se preparem para esse cenário, aumentando seus investimentos em planejamento de embarques e garantindo que seus produtos cheguem aos destinatários de forma rápida e segura.
Por isso, fica evidente que as organizações precisam se atentar e realizar uma análise abrangente dos fretes internacionais, além de contar com ferramentas que tornem as análises de fretes e de gestão de supply chain mais eficientes.
Quais foram os principais destinos de fretes internacionais em 2022?
Em um ano onde as exportações brasileiras impulsionam a balança comercial, os principais destinos dos móveis brasileiros, segundo dados do Comex Stat, foram:
- Estados Unidos, com 37% do mercado exportador e transacionando mais de US$ 330 milhões FOB;
- Argentina, correspondendo a 7,8% das exportações e transacionando aproximadamente US$ 70 milhões FOB;
- Uruguai, com participação de 7,2% do mercado e com transações FOB chegando a aproximados US$ 65 milhões.
Já quando o assunto são as principais unidades federativas produtoras do setor moveleiro, os destaques de 2022 são:
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo;
- Paraná;
- Minas Gerais.
Os números mostram que a Região Sul se consolidou como grande polo do mercado moveleiro no Brasil, correspondendo a 78,4% das exportações. No total, foram transacionados em 2022 aproximadamente US$ 900 milhões e mais de 349 mil toneladas de mercadorias exportadas.
Qual a perspectiva dos fretes internacionais para 2023 nos principais modais?
Aéreo
- No primeiro trimestre de 2023, a Iberia planeja operar com 105% da capacidade, com a aquisição de novas aeronaves.;
- Além de incorporar outros players da cadeia logística, sobretudo ampliando sua participação em terminais de contêineres mundo a fora, Maersk, CMA CGM e MSC também entraram no transporte de carga aérea.
Marítimo
- Sob a ótica do transporte marítimo, já é fato que entraremos o ano com fretes bastante abaixo do observado nos últimos dois anos, mesmo que ainda acima dos níveis registrados em 2019;
- Em 2023 entrarão em operação 343 navios com capacidade para transportar 2,3 milhões de TEUs, o que representa um incremento da oferta de capacidade de 8,1%, ao passo que a demanda global deve crescer apenas 2,7%, podendo gerar um descompasso entre a oferta e demanda;
- Ao todo há cerca de 917 navios (7 milhões de TEUs) encomendados, o equivalente a 27,4% da frota mundial em operação! Essa marca não era atingida desde 2011.
Segundo Robert Grantham, outro tópico que certamente fará parte da agenda de 2023 é a verticalização e a expansão da presença dos armadores na cadeia logística. Liderados pela Maersk, a primeira a anunciar serviços logísticos integrados, outros armadores seguem caminhos semelhantes.
Tendências dos fretes internacionais em 2023
A IMO 2023 é a nova regulamentação internacional que entrou em vigor no último dia 1º de novembro e pode levar ao sucateamento de navios ineficientes, além da redução da velocidade dos navios visando diminuir as emissões. Apesar das metas para descarbonização dos navios estarem distantes (2050), é preciso levar em conta que um navio encomendado terá uma vida útil de 20 a 25 anos.
Dessa forma, o desenvolvimento de combustíveis verdes também deve continuar ocupando lugar de destaque na pauta de 2023. A disponibilidade de energia e combustíveis verdes em quantidades suficientes e a preços competitivos continua sendo o principal desafio para a descarbonização do transporte marítimo global. Por fim, os processos de automação e digitalização continuarão em ritmo acelerado.
Um relatório do Banco Mundial e da Associação Internacional de Portos e Terminais (IAPH) concluiu que uma melhor colaboração digital entre entidades públicas e privadas em toda a cadeia de suprimentos marítimos resultaria em ganhos significativos. Iniciativas de digitalização tornam as operações mais eficientes e a gestão de supply chain mais resiliente, além de alcançar benefícios de segurança e compliance.
Por isso é importante contar com ferramentas como a Talura no seu dia a dia. A Talura é a primeira plataforma de compras e gestão de supply chain do Brasil, e possui soluções integradas que podem tornar suas operações de Comércio Exterior muito mais ágeis, seguras e eficientes. Agende sua demo e conheça mais sobre o jeito Talura de transformar o Comex (condição diferenciada para associados ao Sindmóveis e/ou à Movergs).
Fonte: Sindmóveis-BG
Foto: Divulgação Portos
(KPJ)
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