O plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município iniciou em agosto, e o projeto conta atualmente com 30 agricultores inscritos. Desde então já foram realizados, pelo menos, 15 terraplanagens nos quatro distritos que circundam o município, sendo que outras estão previstas para ocorrer em breve. O plantio de mudas também já iniciou em algumas propriedades. O plantio de mudas iniciou nos distritos de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro.
O casal Ligia Beatriz Falkembach Cavalet e Renato Bertolini Pasin também estão no projeto. Moradores do distrito de São Pedro, na localidade de Caminhos de Pedra, estão plantando mudas de Espaldeiras num espaço de um hectare. O objetivo, segundo eles, é de plantarem aproximadamente 2 mil mudas.
O agricultor comentou sobre a importância de participar do projeto. “Na nossa visão o incentivo para o cultivo de espaldeiras é muito importante, pois, além de deixar a cultura de viníferas mais moderna e produtiva, semelhante às culturas de outros locais que são referência mundial na produção de uva e vinho, torna o trabalho de tratamento e colheita da uva menos sacrificado para o agricultor”.
Ele comentou ainda sobre a cultura dos antepassados, relembrada através do cultivo de Espaldeiras. “O projeto, que surgiu durante o início da pandemia, representa, além da diversificação de investimento, uma maneira de se identificar com a cultura local e relembrar os primeiros passos que nossos antepassados realizaram quando aqui chegaram, trazendo sua coragem e esperança de tirar bons frutos da terra que os acolheu”.
O produtor rural Luiz Zanini está à frente da Vallontano, no Vale dos Vinhedos. Ele também é um dos participantes do projeto, plantando neste primeiro momento 550 mudas num espaço de 0,2 hectares. “Este projeto é um dos mais importantes da história da vitivinicultura de Bento Gonçalves, pois permite que os produtores ampliem seus vinhedos e assim aumentem sua produção. E não somente isso, pois com o aumento dos vinhedos teremos um ganho paisagístico considerável. A nossa paisagem é um bem que tem que ser preservado e ampliado”.
Ainda segundo ele “o mais grandioso deste projeto é que além de beneficiar a agricultura familiar através do aumento da renda, irá estimular os pequenos produtores a retomar a viticultura. As parreiras fazem parte da nossa cultura, da nossa vida. É o nosso bem maior. Este incentivo, como falei, é um dos mais significativos dos últimos tempos.
O secretário de Agricultura Volnei Christófoli comentou sobre o andamento do projeto. “Estamos muito felizes com o resultado que esse projeto está dando para os produtores rurais do nosso município. Algumas propriedades já iniciaram o plantio das Espaldeiras, e sabemos que com isso estaremos dando um passo a mais na qualidade do vinho produzido em Bento Gonçalves. Até o próximo ano todos os agricultores inscritos no projeto já vão estar cultivando Espaldeiras”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21