Secretaria de Meio Ambiente amplia pontos da coleta automatizada em Bento

Promover ações que possibilitem um melhor descarte dos resíduos é um dos objetivos que a Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) realiza. Neste sentido, em 2020, foi iniciada a instalação da coleta automatizada em diversos pontos do município. Agora, a pasta pública está ampliando o número de locais que vão receber os novos contêineres.

Serão instaladas 180 novas duplas contêineres de orgânico e reciclável. Para a coleta de vidro estão sendo instalados 130, distribuídos intercaladamente entre os pares. Foram ampliados os pontos nos bairros Cidade Alta, São Bento e Planalto. Os bairros Maria Goretti, Humaitá, São Francisco e Avenida São Roque irão receber os novos coletores de lixo a partir de janeiro de 2023. Totalizando 260 pontos e 650 unidades da coleta automatizada.

Nesta primeira etapa da implementação alguns locais recebem somente o contêiner cinza, sendo que o recolhimento para o reciclável segue normalmente. “Nas vias onde houve a instalação apenas dos contêineres para os resíduos orgânicos, o material reciclável ainda deverá ser disposto à coleta nos locais de costume, lixeiras ou na frente das casas, até a instalação dos contêineres para os recicláveis”, explica Bianca Vieira do Setor de Resíduos da SMMAM.

Paralela a esta ação, é realizada a sensibilização para correta destinação do descarte dos resíduos da coleta automatizada. A educadora ambiental Evanir Almeida salienta sobre a importância das sensibilizações. “O Projeto Sensibilização Ambiental propõe-se a despertar no munícipe a ideia da conscientização ambiental na hora de segregar e destinar os resíduos domésticos, elevando o índice de materiais reciclados/reaproveitados, destinando ao aterro sanitário apenas o que não é passível de reciclagem”.

Conforme dados da pasta, neste ano foram recicladas 12.300 toneladas de resíduos oriundos da coleta seletiva, sendo, aproximadamente, 3.500 toneladas de papel, 7.400 toneladas de plásticos, 300 toneladas de ferro, 1000 toneladas de vidros e 94 toneladas de metais. O que representa um índice de reciclagem de 29% do que é recolhido em Bento Gonçalves.

“Nosso Município, mantêm os indicadores de excelência na coleta de resíduos orgânicos e recicláveis, demonstrando que as ações realizadas para conscientização ambiental e qualificação do serviço de coleta estão dando bons resultados”, salienta o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Osmar Bottega.

Como a coleta funciona?

O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o contêiner para o local.

São contêineres totalmente vedados, com maior capacidade, que possuem uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Além disso, os moradores podem depositar os resíduos durante 24 horas. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.

Como fazer a destinação correta dos resíduos?

– Nos contêineres da cor cinza deve ser depositado apenas o lixo orgânico;

– O lixo reciclável deve ser depositado no contêiner azul;

– Nos pontos onde não há contêiner verde, o vidro deve ser acondicionado numa caixa de papelão ou similar devidamente embalado e colocá-lo ao lado do contêiner azul que é do resíduo reciclável.

O horário da coleta automatizada é das 6h30 às 12h e da coleta mecanizada é das 7h30 às 14h.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, executada pela empresa RN Freitas, responsável pela coleta na cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José M. Estefanon

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido