A segurança pública é uma das bases prioritárias da administração municipal de Bento Gonçalves. Após a formatura de 26 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), realizada na última semana, na quarta-feira (14), os agentes começaram a utilizar câmeras acopladas ao corpo, que registra todas as ações realizadas em tempo real. Ao total o município alugou 20 câmeras, que estão sendo utilizadas pela GCM e também pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança.
O comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira, comentou sobre a utilização das câmeras. “Sempre que o profissional entrar em serviço ele vai estar equipado com a câmera. O protocolo diz que tem que ser pelo menos um equipamento por viatura, o que garante a segurança da equipe que estiver nas ruas. Esse equipamento é muito importante porque nos dá um amparo legal, já que temos um trabalho técnico de segurança pública. Isso transmite segurança para a população e para o próprio agente”.
A oficial da GCM Tássia Oliveira também destacou sobre os novos equipamentos. “Com certeza eu me sinto mais segura, porque é uma proteção para o nosso trabalho diário, em cada abordagem que formos fazer, além, é claro, para as pessoas. Esse equipamento chegou numa boa hora”.
O agente de trânsito, Rafael Faccin, também comentou sobre a utilização dos equipamentos. “As câmeras são de suma importância, pois além do avanço tecnológico, tornam transparente a conduta do agente em relação a abordagem. E também por parte de quem está sendo abordado”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, destacou que “com a formação dos novos agentes, locação de veículos, compra de equipamentos e videomonitoramento vamos ampliando o trabalho realizado para o cidadão. A utilização da câmera nas operações vai ser de suma importância pelo fato de que não será perdido nada dos atendimentos. São esses benefícios, alinhados a uma atuação transparente dos agentes públicos, auditada e pautada em respeito aos direitos humanos, capaz de gerar resultados mais efetivos na comprovação de práticas delitivas”.
Os equipamentos são alugados, com recursos próprios no valor de R$ 4.062,02 mensais, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves