Nesta quarta-feira (14), o Vice-prefeito Amarildo Lucatelli, acompanhado do
secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, recebeu oficialmente o Plano Municipal de Turismo, com vigência para ser trabalhado até 2024. O documento conta com quase 70 ações.
O plano municipal de turismo está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A consultora Roséli Azi Nascimento, sócio proprietária da empresa Entre Rios, fala da importância do plano estar alinhado com a agenda 2030. “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU desde 2015, compõe uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam a forma de enfrentar inúmeros desafios da humanidade nos processos de desenvolvimento. O município foi o primeiro em que a Empresa Entre Rios Consultoria e Eventos estabeleceu uma metodologia para construir todas as ações do Plano Municipal de Turismo, criando um vínculo de cada ação com diversos desses 17 ODS. Este ineditismo permite colocar o plano no patamar de uma visão de estratégia mundial de desenvolvimento”.
O plano analisa o mercado turístico, a infraestrutura e serviços gerais, órgãos e instituições que atuam na gestão do turismo, aspectos socioambientais, estratégias de desenvolvimento e o dimensionamento do investimento para a realização de ações.
O Secretário comentou sobre o trabalho que vem sendo feito. “Essa construção foi feita em várias etapas, iniciando por um grande diagnóstico do turismo de Bento, e culminando numa série de ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Turismo em prol do desenvolvimento do setor na nossa cidade. Esse é um dos primeiros planos municipais de turismo alinhado com a Agenda 2030 da ONU”.
São 8 eixos que norteiam o plano municipal de turismo com diversas ações. São eles: gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado, qualificação profissional dos serviços e da produção associada, empreendedorismo, captação e promoção de investimento, infraestrutura turística, informações turísticas, promoção e apoio à comercialização e monitoramento.
Este plano teve aprovação junto ao Ministério do Turismo. A próxima revisão do plano acontece no ano de 2025 onde novamente o trade se reúne para discutir demandas e oportunidades para o setor. “São ações que dão um caminho para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. E já vemos o resultado desse processo no crescente número de visitantes que procuram nossos atrativos, o bem receber e as belas paisagens”, disse o vice-prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
(KPJ)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor