Natal nos Vinhedos estreia com proposta de entretenimento à comunidade e incentivo ao turismo

Primeira noite de apresentações teve show com Orquestra de Teutônia. Agenda segue no sábado (10), com grupo circense Tholl, e programação até 23 de dezembro

A noite de estreia do ‘Natal nos Vinhedos’ deixou evidente aquele que é um dos principais objetivos do projeto: aglutinar pessoas engajadas em contribuir com o fomento ao turismo, empreendedorismo e inovação, e dispostas a apreciar os atrativos da microrregião. Elas prestigiaram a abertura da programação – a primeira de um total de seis shows, que seguem até 23 de dezembro, sempre às 18h30, no Vale dos Vinhedos (na RS 444, KM 21, em frente à vinícola Miolo), com entrada franca.

Expoente dos esforços e do compromisso do CIC-BG – que assina a promoção do projeto ao lado do Grupo RBS – e também de diversos parceiros com o desenvolvimento econômico da região, e que encontra no fomento do turismo de experiência uma ferramenta estratégica para esse objetivo. “O turismo é um grande e valioso cluster em nossa região, que precisa ser expandido. Temos tudo o que é preciso para fomentar o turismo de experiência. Basta, para isso, nos articularmos na criação e promoções de atrações que valorizem essas características”, disse a presidente da entidade, Marijane Paese.

O Natal nos Vinhedos surge, justamente, com esse mérito: engajar todas as microrregiões e seus estabelecimentos na programação – seja sob a forma de participação direta (são dezenas de marcas comercializando seus produtos no local) ou com programações especiais para receber os visitantes, antes e depois das apresentações do projeto. “Estamos entregando um evento inédito na história do Vale dos Vinhedos, fruto de muito trabalho coletivo, cuja recompensa será a de ver o turismo, o empreendedorismo e a inovação de nossa microrregião fortalecidos, crescendo e se desenvolvendo, em benefício de todos nós”, disse Marijane.

Essa forma conjunta de ação, capitaneada pelo CIC-BG e envolvendo diversos parceiros – da iniciativa privada e poder público – é fundamental para permitir o surgimento e o êxito de projetos como esse, na avaliação do presidente do Conselho Superior da entidade, Rogério Capoani. “O resultado desse trabalho é um evento como esse, emocionante, e que contribui de forma determinante, também, para valorizar as nossas origens, que nos trouxeram até aqui e nos permitem avançar sempre mais”, destacou.

Força colaborativa

A rede de apoiadores engajados na proposta foi o que viabilizou concretizar o ‘Natal nos Vinhedos’, sonho ousado que vai ganhando seus contornos reais ao longo da programação da primeira edição, conforme pontuou o Gerente Executivo Regional do Grupo RBS, também promotor do projeto, Joel Goulart Júnior. “A participação dos patrocinadores tem sido de fundamental importância, sobretudo do setor vinícola, expresso também pelos expositores que tornam a programação ainda mais atrativa. Esse engajamento vem alinhado ao propósito de transformarmos, juntos, o Rio Grande do Sul num estado cada vez melhor para se viver”, disse.

Com esse mesmo foco agregador, que preza pelo trabalho em prol da microrregião, as prefeituras de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e de Santa Tereza uniram-se ao projeto. “O Natal nos Vinhedos é um projeto que surge para unificar a magia do período com as belas paisagens do Vale dos Vinhedos. Um evento que valoriza e evidência nossa cultura, gastronomia, o setor vitivinícola e se apresenta como uma nova atração para o período do Natal. Além de fomentar o turismo, é uma atração para toda comunidade apreciar”, conforme pontou o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

Por essa iniciativa, todos os envolvidos estão de parabéns – conforme frisou o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé. “Obrigado por terem tido essa ideia e oportunizarem a participação de nossos municípios no projeto”, disse. Após a solenidade de abertura, o público assistiu ao show da Orquestra de Teutônia.

O Natal nos Vinhedos é uma realização da DWR Produções Culturais e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, com patrocínio da Vinícola Miolo, Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Casa Valduga e Vinhos Salton, além de Banrisul Consorcio e Pagamentos, Giordani Turismo, Gota Limpa, LNF, Madem, MCN Logistik, Multinova, Orquidea, Sicredi, SPA do Vinho, Supermercados Andreazza e Zegla. O Natal nos Vinhedos tem apoio das Prefeituras de Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, além de Aprovale e Paróquia Cristo Rei. A promoção é do CIC-BG e do Grupo RBS.

Serviço do Natal nos Vinhedos

O quê: Natal nos Vinhedos

Quando: dias 10, 16, 17, 22 e 23 de dezembro, sempre às 18h30min

Onde: RS 444, KM 21 (ponto de referência: em frente a Miolo)

Quanto: entrada franca

 

Atrações

Dia 10/12 – Grupo Circense Tholl

Dia 16/12 – Coral Vale dos Vinhedos, com Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann

Dia 17/12 – Orquestra de Teutônia

Dia 22/12 – Coral Vale dos Vinhedos e Camila e irmãos Farina

Dia 23/12 – Cia Circense Sorriso com Arte, com a peça “Um Encanto de Natal”

 

Atrações extras para embalar o pôr do sol:

Dias 10, 17 e 22: apresentação do DJ Fabiano Oliveira, coordenador da Rede Atlântida

Dia 16: apresentação do DJ Edu Bianchi

Dia 23: apresentação do DJ Cabeção

 

Itinerários dos transfers nos dias de apresentação

1- Bento Gonçalves até o Vale Dos Vinhedos

Trajeto: saída no Hotel Vinocap, passando pelo Hotel Dall’Onder, Viverone Planalto, Dall’Onder Vitória e Hotel Viverone Estação. O retorno faz as mesmas paradas.

Horários de ida: 17h e 18h

Horários de retorno: 20h45 e 21h

 

2- Vale dos Vinhedos até o local do evento

Trajeto: Saída da Vinícola Aurora, passando pelos estacionamentos do 15 da Graciema, Escola Lóris Reali, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Lídio Carraro e Espaço de eventos Villa Vitória. O retorno faz as mesmas paradas.

Horários de ida: 17h30, 18h e 18h30

Horários de retorno: 20h45 e 21h45

 

3- Vale dos Vinhedos (via bairro Glória) até o local do evento

Trajeto: saída da Vinícola Peculiare, passando pelas demais vinícolas do trajeto. O retorno faz as mesmas paradas.

Horários de ida: 17h, 18h e 19h

Horários de retorno: 20h45 e 21h45

O serviço tem custo de R$ 10 (valor para ida e volta, pagamento apenas em dinheiro), nos deslocamentos entre Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos. O transfer que circula no Vale dos Vinhedos é gratuito. Os micro e ônibus utilizados para essas rotas estarão identificados com a marca do ‘Natal nos Vinhedos’.

 

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Natana Fontes

 

error: Conteúdo Protegido