Ao longo do ano foram oferecidas oficinas de Canto, com Cláudia Marchiorio e Samuel Pedrotti, de Dressa e de Histórias e Saberes, com Sandro Giordani. E no próximo dia 11 de dezembro ocorre na Comunidade das Neves/Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, a partir das 16h, a Oficina de Biscoitos Natalinos, apresentação de Dressa e o encontro de Corais e Cantorias. Alguns produtos de dressa estarão à venda no local.
As oficinas do projeto Eco dos Vinhedos deram continuidade ao trabalho proposto pelo Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos/Circolo Trentino.
A oficina de cantoria resgatou cantos antigos, geralmente alegres e de linguajar relativamente vulgar, que mais alegram os participantes. Já a oficina de dressa trabalhou os pontos tradicionais e diversos outros já esquecidos na região, bem como, alguns nunca antes praticados, tendo sido pesquisado pelo oficineiro que organizou um material adequado para a execução da mesma. Assim, muitos pontos e técnicas esquecidas foram estudadas em vídeos da Itália, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia de forma a constituir um rico acervo para a prática do artesanato em palha de trigo.
A oficina de Histórias e Saberes abordou a história da imigração com visitação a igreja do vinho, espaço de antiguidades do Ponto de Cultura, estudo de fotos e documentos antigos, livros e periódicos do acervo local, bem como a história propagada nos documentários La Nostra Vera Lengoa Madre e Memórias do Vale dos Vinhedos.
Conforme o proponente, Sandro Giordani, o projeto objetivou “manter e propagar alguns dos saberes e fazeres do imigrante italiano, em especial a cantoria, a Dressa, nossas histórias e saberes. As oficinas contempladas com financiamento do Fundo Municipal de Cultura mantiveram por diversos meses as oficinas de cantoria e dressa que se destacaram das demais pelo grande envolvimento dos participantes e no caso da dressa pelo resgate inédito de diversos pontos já esquecidos ou em desuso em nossa região”.
Ainda, Giordani ressalta sobre a continuidade do processo de transmissão de saberes materiais e imateriais por meio do reconhecimento como patrimônio histórico.
“A dressa, jogo da mora, vime, cantoria, gastronomia típica entre outras ações são necessárias e devem ser protegidas, em especial pelo reconhecimento inédito ocorrido no dia 01/12/2022 com a edição da Lei Estadual 15.898 que ‘Reconhece como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul os saberes tradicionais, o acervo de receitas e as práticas alimentares, que constituem a história e a cultura gastronômica italiana do imigrante’”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares coloca que o projeto promove uma ponte para que o conhecimento não se perca.
“É preciso ter essa atenção para as dimensões simbólicas e cidadãs das culturas. Neste aspecto, o projeto Eco dos Vinhedos desenvolve experiências que possibilitam um contato maior com o legado dos imigrantes italianos. E isso expressa um compromisso de poder dar continuidade à preservação dos saberes tradicionais”.
Serviço
O que: encerramento do projeto cultural Eco dos Vinhedos
Quando: 11 de dezembro
Horário
16:00 – Oficina de biscoitos natalinos
18:00 – Apresentação de artesanato da Oficina de Dressa
20:00 – Encontro de Corais e Cantorias com participação do grupo da oficina do projeto Eco dos Vinhedos. Atividade coordenada pelo Coral do Vale dos Vinhedos
Local: Comunidade das Neves / Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Projeto Eco dos Vinhedos
(KPJ)
Fórum das Cooperativas evidencia papel das cooperativas no fortalecimento da economia circular em Garibaldi
Farrapos Rugby aplica placar elástico fora de casa em sua estreia no Super 12
Daer prorroga por mais 30 dias Autorizações de Trânsito para Veículos de Carga