Pesquisa feita pela entidade revelou otimismo dos lojistas que, ao lado de iniciativas como o Bento Natal Premiado, esperam superar o movimento registrado no mesmo período do ano anterior
O ano de 2022 ainda reserva boas expectativas para o comércio de Bento Gonçalves. Com a proximidade do Natal, a estimativa é de que o montante de vendas nesse mês de dezembro seja 12% maior em relação ao registrado no mesmo período de 2021. O dado foi revelado por um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG).
“Temos trabalhado de forma recorrente no compromisso com a valorização do comércio local e criado atrativos para ajudar a estreitar ainda mais a relação entre os estabelecimentos e os consumidores, seja por meio da qualificação dos profissionais do setor para oferecer atendimento diferenciado, da criação de eventos que oportunizem negócios ou, ainda, de estímulos para que as compras sejam feitas aqui mesmo, no município”, relembra o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
A entidade vem fortalecendo ações nessa reta final da temporada para potencializar os bons resultados esperados. Uma das principais frentes é a campanha Bento Natal Premiado, que oferece aos estabelecimentos participantes a chance de adesão à edição desse ano como forma de fomentar as vendas e garantir o retorno dos prêmios ao próprio varejo – com o sorteio de um vale-compras no valor de R$ 3 mil, nove vales de R$ 1 mil, 20 vales de R$ 500 e 20 vales de R$ 400. São 50 prêmios que totalizam R$ 30 mil. As lojas aderentes recebem o material com a identidade visual da ação, composto de cartaz, urna e cupons.
Na última edição, a campanha ultrapassou a distribuição de 500 mil cupons, com a estimativa de movimento na casa dos R$ 25 milhões em negócios no comércio local, considerando apenas os estabelecimentos aderentes à campanha. As lojas interessadas em participar ainda podem entrar em contato com a entidade pelo telefone (54) 3455.0550 para garantir a adesão – com cota mínima de mil cupons. O sorteio será no dia 24 de dezembro, às 11h, na Via del Vino. Além disso, com o Concurso de Decoração Natal Bento 2022, a CDL-BG incentiva a criatividade como forma de concretizar bons negócios – premiando as vitrines natalinas mais belas e criativas da cidade.
Lojistas preparam ações para concretizar boas expectativas
Ao passo que as ações da CDL-BG se tornam um incentivo extra na missão de concretizar a estimativa de aumento nas vendas, os lojistas se organizam com promoções específicas para a reta final do ano em seus estabelecimentos. Na loja Sonho Baby, a expectativa é obter um movimento 10% superior ao registrado no ano passado. “Estamos organizando ações para atrair ainda mais a atenção do consumidor. Uma delas é o sorteio de um cheque-presente para compras acima de R$ 100. Além disso, estamos com novidades e condições facilitadas em peças e acessórios infantis, como os modelos de All Star para os pequenos”, destaca a proprietária da loja, Waleska Povoni Laguna.
Ferramenta semelhante para a atração de clientes será a estratégia utilizada pela Loja Fortaleza Modas. O estabelecimento promoverá o sorteio de dois vales-compras na própria loja para quem adquirir peças de moda masculina, feminina e infantil e acessórios ofertados no local. “O mês de dezembro iniciou de forma positiva, por isso mantemos nossa estimativa de 10% de aumento nas vendas desse mês”, comenta a proprietária Makiele Cavagnoli Baldo.
Já na O Boticário, a expectativa é aumentar 8,7% no movimento. “Os fatores que nos levam a estimar esse crescimento são o aumento da população empregada com carteira assinada e a inflação, o que acaba tornando o aumento das vendas um reajuste de preços, mas não um aumento real. De qualquer forma, estamos com uma seleção muito boa de kits presenteáveis, combos e linhas novas super influentes nessa época do ano, com destaque para a linha Lily e a nova linha de proteção solar, a Boti Sun”, explica o proprietário Leonardo Carboni.
CDL-BG atenta lojistas para formas de pagamento seguras
Para que as vendas se concretizem em lucros efetivos para os lojistas, a CDL-BG reforça o preparo necessário para uma modalidade de pagamento que se tornou um facilitador para o consumidor diante da praticidade e segurança. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, o PIX deve ser o segundo método mais procurado para pagamento nessa época do ano, com índice de 42% – ficando um pouco atrás do pagamento parcelado no cartão de crédito (45%). O cartão de débito (36%) aparece na terceira posição, seguido da opção pelo dinheiro (35%).
“Sugerimos aos lojistas se adaptarem a essa nova realidade para que ela não se torne barreira na concretização de negócios. Algumas estratégias podem facilitar esse fluxo no caixa, como a colocação de um QR Code de forma bem visível ao consumidor. Isso agiliza o processo e oferece uma melhor experiência de compra ao cliente. Também é importante prestar atenção às condições oferecidas e, caso necessário, é indicado consultar a base de dados do SPC Brasil, disponível aos lojistas na CDL-BG”, sugere o presidente Carbone.
Legenda: Comércio de Bento Gonçalves estima aumento nas vendas nessa reta final de ano
Crédito: Exata Comunicação, Alessandro Manzoni
Fonte: Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor