Populares que trafegam pela estrada vicinal, trecho compreendido entre a rodovia ERS-129 e a cidade de União da Serra, registraram na tarde da quarta-feira, dia 7 de dezembro, o descarrilamento de uma composição, composta por locomotivas e vagões que transportam combustíveis, que transitava pela linha férrea EF-491 – a conhecida Ferrovia do Trigo. O fato aconteceu nas proximidades de uma passagem de nível na Linha 9ª – Moreira Cezar. A trafegabilidade de veículos que utilizam o trajeto chegou a ficar interrompida, mas posteriormente foi liberada.
Pelas imagens é possível ver algumas rodas e eixos dos vagões fora dos trilhos, mas não há registros de tombamento. Os perfis de aço ficam danificados em diversos pontos da ferrovia. A falta de manutenção, em especial na troca dos dormentes e na verificação dos parafusos que sustentam os trilhos, podem ter sido fatores determinantes para o incidente. Ninguém ficou ferido. Uma equipe de segurança, contratada pela empresa Rumo Logística, esteve no local e efetuou o monitoramento da área.
A composição, pelas informações obtidas pela reportagem, seguia no sentido Canoas/Passo Fundo, mas não há detalhes da quantidade de vagões e se estavam carregados de combustíveis.
Conserto e manutenção
Na manhã da quinta-feira, dia 8 de dezembro, colaboradores de uma empresa guaporense, contratada pela Rumo Logística, estão no trecho para consertar os estragos causados pelo descarrilamento. Não há detalhes do que possa ter acontecido.
Fonte: Eduardo Godinho / Rádio Aurora
PG
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio