Populares que trafegam pela estrada vicinal, trecho compreendido entre a rodovia ERS-129 e a cidade de União da Serra, registraram na tarde da quarta-feira, dia 7 de dezembro, o descarrilamento de uma composição, composta por locomotivas e vagões que transportam combustíveis, que transitava pela linha férrea EF-491 – a conhecida Ferrovia do Trigo. O fato aconteceu nas proximidades de uma passagem de nível na Linha 9ª – Moreira Cezar. A trafegabilidade de veículos que utilizam o trajeto chegou a ficar interrompida, mas posteriormente foi liberada.
Pelas imagens é possível ver algumas rodas e eixos dos vagões fora dos trilhos, mas não há registros de tombamento. Os perfis de aço ficam danificados em diversos pontos da ferrovia. A falta de manutenção, em especial na troca dos dormentes e na verificação dos parafusos que sustentam os trilhos, podem ter sido fatores determinantes para o incidente. Ninguém ficou ferido. Uma equipe de segurança, contratada pela empresa Rumo Logística, esteve no local e efetuou o monitoramento da área.
A composição, pelas informações obtidas pela reportagem, seguia no sentido Canoas/Passo Fundo, mas não há detalhes da quantidade de vagões e se estavam carregados de combustíveis.
Conserto e manutenção
Na manhã da quinta-feira, dia 8 de dezembro, colaboradores de uma empresa guaporense, contratada pela Rumo Logística, estão no trecho para consertar os estragos causados pelo descarrilamento. Não há detalhes do que possa ter acontecido.
Fonte: Eduardo Godinho / Rádio Aurora
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor