A Rua Coberta se transformou mais uma vez na Rua do Jazz e do Vinho neste fim de semana. A terceira edição do Bento Jazz & Wine Festival contou com oito atrações musicais, além de vinícolas, praça de alimentação, exposição de artistas plásticos da região e muita música e interação.
A organização trouxe um mosaico precioso de grandes nomes que atuam com o jazz como Patrícia Vargas e Grupo, Daniel Grajew & Fábio Leal, Carlos Aguirre, Instrumental Picumã, Dúnia Elias e Grupo, Uiliam Michelon, Filó Machado e Yangos.
Uliliam Michelon ressalta a importância de se ter festivais da área como o Bento Jazz. “A importância de estar apresentando uma música com total compromisso para a própria, para com a arte. Tem todo um trabalho do grupo que se dedica ela. E tenho visto crescer o público para com a música instrumental que começou a criar o gosto e a conhecer os artistas”.
O músico e produtor cultural do Bento Jazz & Wine Festival, Carlos Badia enfatiza que o jazz é muito mais amplo do que as pessoas imaginam. “É um estilo de música que basicamente pode abrigar tanto a música regional gaúcha quanto o chorinho, o samba, o baião, os ritmos sul-americanos. Ele não tem mais aquela ideia engessada com músicos engravatados o tempo inteiro improvisando. E isso se ampliou. Uma das funções do festival é justamente aproximar as pessoas do jazz e mostrar o porquê ele é um cânone da música universal. Esse é o nosso papel”.
O secretário de cultura Evandro Soares ressaltou que “a gente fica muito feliz de ter este evento na cidade, a cada ano, pois tem potencial para crescer, visto que o profissionalismo de como é realizado, trazendo grandes nomes da música instrumental para o circuito da Serra”.
A abertura contou com a apresentação da Orquestra PercBento – Escola de Criação, projeto musical de percussão, gestado no Bento Jazz & Wine Festival, com alunos da EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini, do bairro Vila Nova II. O projeto atende aproximadamente 60 alunos da rede municipal de ensino que participam de oficinas semanais no contraturno escolar, com aulas de percussão e confecção de instrumentos de sucata.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves