O projeto, idealizado pelo Gabinete da Primeira-dama, iniciou em agosto. Os encontros foram realizados semanalmente na Praça CEU, no bairro Ouro Verde. Os jovens tiveram aulas teóricas e práticas sobre diversos temas, dentre eles: saúde, informática, beleza, empreendedorismo, dentre outros. Todas as aulas foram ministradas por especialistas e pessoas capacitadas da área. Ao todo, pelo menos 15 profissionais trabalharam com os alunos.
Exemplos para a vida
O jovem Gian dos Santos, 15 anos, foi um dos adolescentes que participaram do projeto. “É um momento muito legal, que me deixa muito feliz porque sei que o curso foi muito bom, de muito aprendizado e colegas e professores maravilhosos”.
Jeisiele Cristina Martins Fontes, também, destacou sobre ter participado do curso. “O curso foi ótimo, e pude conhecer pessoas incríveis, fazer amizades que eu quero levar para a vida inteira. Foi tudo muito bom, com muita interação e aprendizado, sendo importante e proveitoso em cada momento”.
Um dos objetivos de quem participou do Transformando Vidas é de conquistar um espaço no mercado de trabalho. A jovem Emili Mariele Rodrigues Machado é um desses exemplos e está empregada há uma semana. “Esse é um momento de valorizar o que fizemos. Eu posso dizer que foram momentos que ajudaram muito, onde foi falado sobre agressões, currículos e como se portar no trabalho. Há pouco tempo conquistei um emprego numa farmácia aqui no município, o que está sendo muito boa. Foi uma oportunidade que não deixei passar. Eles estavam precisando de um jovem aprendiz, e aproveitei o momento”.
Samuel da Rosa, também está empregado, e agradeceu o momento e a oportunidade de ter feito o curso. “Foi tudo muito bom, com colegas maravilhosos, e acima de tudo, onde tivemos exemplos de como se portar no mercado de trabalho. Eu estou muito feliz porque na sexta-feira fui contratado para trabalhar num supermercado. Isso tudo depois de muita oração junto dos meus pais. É inexplicável viver um momento assim”.
A Primeira-dama Cláudia Remus destacou sobre a “importância da finalização de mais um projeto Transformando Vidas. O principal objetivo do projeto foi conquistado. Os jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, e alguns já atuam em empresas como Supermercado Apolo, Farmácia São João, Reipel e Cenci”.
Para o prefeito “esse é um momento muito especial, que conclui mais um Transformando Vidas. Foram meses de muito aprendizado, com profissionais que fazem a diferença e que estiveram dando palestra e oficinas. Hoje temos muitas oportunidades de emprego na cidade, que podem ser uma grande chance de colocação profissional par a essa meninada. E um dos exemplos que fica, com certeza é que quanto mais nos esforçarmos, maior é a nossa chance de atingirmos o sucesso, e esse jovens fazem a diferença”.
Os adolescentes foram selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). A ação teve como padrinhos e apoiadores o Centro da Indústria Comércio e Serviços, Sindilojas Regional Bento, Sicredi, Sicoob Meridional, Ludika Mobilia, Caitá Supermecados, Imperbras Impermeabilizações,. Pratomil Restaurantes Empresariais, Dupont Spiller Advogados, Latero Reabilitação e Saúde, Mais Bela Centro de Beleza e Saúde, Multimóveis, Shopping Center Bento Gonçalves, DiPaolo, Data Mais, Zegla, Sandrin Planejados, Re Max Serra Business, Clube São Bento, Giordani Turismo, Vera Quadros Eventos, Cooperativa Vinícola Aurora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco e José Martim Estefanon
(KPJ)
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES