Exposição Sinfonia das Pedras é aberta ao publico em Bento

Um universo de formas, texturas, cores que vem da união entre a matéria e o artista plástico. Da criação, abre-se um processo abrangente de profundas raízes milenares onde perpassa parte da história da humanidade. E todas essas características simbólicas estão presentes na nova exposição que a Fundação Casa das Artes recebe até o dia 27 de janeiro de 2023.

“Pedras em Sinfonia” traz 50 esculturas de 25 artistas plásticos de três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da abstração à figura humana, emergem um universo próprio de cada artista, visões únicas onde a expressão desta simbiose se mostra plena de lirismo e de encantamento e tão próximo da Serra já que o material das esculturas é oriundo da região da Serra.

A curadora da mostra Neiva Valenti Poletto destaca que “tem uma magia dentro desta exposição que se sente em cada obra, da importância da arte para o mundo de hoje. A arte pode mudar o mundo”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares ressalta que “para nós é uma honra receber tão valiosa exposição com diferentes vertentes artísticas que configura um intercâmbio cultural. Todo artista que está aqui traz um pouco do seu trabalho, de sua visão de mundo, traz suas experiências que são transmitidas e enriquece nosso circuito. Tenho certeza que a comunidade de Bento Gonçalves vai vir prestigiar tanta beleza que está aqui na exposição Sinfonia das Pedras”.

“Pedras em Sinfonia” é organizada pela Confraria das Pedras em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG).

A Confraria das Pedras foi criada em outubro de 2017, pelo escultor José Kanan, a partir de um grupo de escultores da Serra e de Porto Alegre (Atelier Livre da prefeitura de Porto Alegre), com o objetivo de congregar e divulgar os trabalhos dos escultores, participantes e profissionais, que se dedicam ao ofício da escultura em pedra (mármore, granito, basalto, pedra sabão, sodalita, quartzo e outras).

A exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Confraria das Pedras e AAPLASG (Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves).

Escultores:

Adriano Mayer, Alceo Luiz da Costa, Alfi Vivern, Ana Álvares Tita, Ana Andueza, Antonio Jorge Sobral, Daniele Almiron, Edemir Wandescheer, Frederico Krahe, Hidalgo Adams, José Carlos Albuquerque, José Kanan, Leo Mathias, Lúcio Spier, Maria Elisa Troglio, Mauri Menegotto – Gotto, Milton Caselani, Paulo Aguinsky, Ricardo Aguiar, Ricardo Blauth, Ricardo Kersting, Rogério Maduré, Solange Stangler, Sônia Nührich Seibel.

 

Serviço

O que: Exposição coletiva de escultores – Pedras em Sinfonia

Local: Fundação Casa das Artes, rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto, Bento

Gonçalves/RS.

Visitação: de 02 de dezembro de 2022 a 27 de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

PG

error: Conteúdo Protegido