Com sede em Caxias do Sul, a IBC comercializa produtos em todo o território nacional e exporta para países das Américas do Sul e Central. Em 2023, a companhia planeja aumentar sua produção e estuda abrir novos mercados internacionais, sem perder a preocupação com a sustentabilidade
No aquecimento para as comemorações dos 30 anos de fundação, a IBC Borrachas já celebra os bons resultados de 2022. A empresa caxiense, que completa três décadas em 2023, tem previsão de fechar este ano com expansão de aproximadamente 15% nas comercializações. Em 2021, a companhia teve o melhor faturamento de sua história, com alta de 33%.
A IBC Borrachas também prepara novidades como o lançamento de um novo sistema on-line para a comercialização de seus produtos. A ideia é oferecer mais um canal de comunicação, proporcionando mais facilidade e agilidade aos seus clientes. A inovação já está disponível no site da empresa.
Com atendimento exclusivo para pequenos e médios negócios, a IBC é especialista em perfis de borracha esponjosos, maciços, guarnições extrusadas e perfis autoadesivados. O portfólio da companhia é composto por cerca de 3 mil itens, com lançamento médio de 15 novos produtos por mês. Os perfis de borracha são utilizados em diversos segmentos, como caminhões/furgões, ônibus, equipamentos agrícolas, indústria naval, construção civil, entre outros.
O gerente de Vendas da empresa, Gilmar Barcarol, conta que, ao contrário de muitos negócios que sofreram com as dificuldades econômicas durante as restrições da Covid-19, a empresa caxiense expandiu as operações, chegando a produção mensal recorde de 50 toneladas. Para 2023, a expectativa é abrir o segundo turno de fabricação e aumentar o volume produzido. Atualmente, a equipe é composta por 50 colaboradores diretos.
“Na pandemia criamos oportunidades. Apresentamos novos produtos ao mercado e passamos a vender para outros setores. É uma receita que deu certo. Somos uma empresa capitalizada, com um ótimo estoque de matéria-prima. Isso possibilita que a gente supra as necessidades de fornecimento de borrachas e entregue o pedido com muita agilidade, dentro de, no máximo, sete dias úteis. Na IBC, a entrega dentro do prazo é sagrada e faz parte da nossa Política a Qualidade, assim como ao longo dos anos temos mantido as características e a confiabilidade do produto”, afirma.
Aproximadamente metade da comercialização da marca é feita através de 200 distribuidores espalhados pelo Brasil As borrachas da IBC são vendidas em todas as capitais brasileiras, sendo os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina os principais destinos, com 50% de participação. Os produtos também são exportados para o Uruguai, Paraguai, Chile e Panamá. Para o próximo ano a empresa estuda ampliar a atuação para outros continentes, como África, Ásia e Europa.
Sustentabilidade e segurança
Desde 2001, a IBC é certificada ISO 9001. A empresa foi uma das primeiras fábricas de perfis de borrachas do Brasil a obter o selo do sistema de qualidade. O conjunto de 45 indicadores é um guia constante para o controle dos processos, assim como de melhorias, gerenciamento, diminuição de riscos e preservação do meio ambiente.
Há mais de 20 anos, a IBC Borrachas vem realizando um trabalho atento para a redução de resíduos, com apenas 3% de desperdício no processo de fabricação. Todos os resíduos gerados são encaminhados para uma empresa de reciclagem e são 100% reaproveitadas em obras, quadras esportivas e espuma para vedação termo/acústico.
A empresa caxiense também investiu em novos equipamentos de exaustão, treinamentos e substituiu todas as matérias-primas que continham toxidade. Os materiais utilizados não possuem geradores de nitrosaminas e estão certificados para garantir a segurança dos colaboradores e consumidores da marca.
Fonte: MCom Ação e Comunicação
Fotos: Alan Casagrande
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves