Bento: novas instalações da EMEFE Caminhos do Aprender são entregues à comunidade

Espaço atende crianças com autismo e surdos
Inovar e proporcionar estruturas físicas adequadas à prática do ensino é um dos objetivos que a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação promove para a rede pública de ensino. Nesta perspectiva, nesta sexta-feira, dia 25, foi entregue à comunidade as novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender, no bairro Planalto.A estrutura física da escola possui 8 salas de aula, sala de atividades de vida diária, banheiros, cozinha, refeitório, depósitos, biblioteca, área administrativa e de serviços. Atualmente, a escola atende 5 alunos da classe de surdos no período da manhã e 13 alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista à tarde.

“Destaco a palavra: alegria. Alegria de estarmos juntos, de receber este prédio tão lindo que oportunizara um trabalho que com certeza será de excelência para os alunos surdos e autistas. Um espaço que todo aluno possa criar suas possibilidades, suas escolhas. Na escola eles serão estimulados na parte social, emocional, física e intelectual. Temos nas mãos nossos sonhos, dos nossos alunos e muitas vezes de suas famílias. Estaremos com vontade, compromisso e competência buscando resultados positivos com toda equipe”, destaca a diretora Fabiane Gasparetto.

A escola foi criada, em 2008, visando atender, de forma individualizada, alunos diagnosticados com autismo, promovendo o desenvolvimento integral do aluno, complementando a ação da família e da comunidade. A partir de 2016, a educação de Bento Gonçalves deu um novo passo em direção a uma educação voltada à diversidade com a classe de surdos.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi ressalta o trabalho realizado pela instituição. “Hoje precisamos agradecer todos que fizeram esse dia acontecer. Temos um prédio adaptado, uma escola nova e mil possibilidades para atender os alunos. Temos um espaço de respeito as suas individualidades. Um momento inspirador e para agradecer. Não é somente um espaço físico, mas pensado, ano após ano, com amor e alegria. Essa escola já é especial, pelo trabalho que já realiza”.

Os alunos apresentaram, em libras, a música Trem Bala com as professoras Andreia Abreu Leal e Elisa Ariotti, poema de Mario Quintana- Deficiências e o Hino Nacional.

Representando a Câmara de Vereadores, David da Rold, salientou “a importância deste espaço apropriado para estas crianças. Qualquer discurso, por mais bonitas que sejam as palavras, por mais bonita que seja essa instalação, não se compara a beleza da apresentação das crianças neste dia. É emocionante, toca o nosso coração e nos faz pensar que temos muito a evoluir, temos que nos unir e seguir abraçando a pauta de inclusão. E  a Câmara de Vereadores, no que tange as parcerias em benefício da comunidade de Bento Gonçalves dará sempre o apoio”, disse.

O projeto da obra teve início em 2019. “Lá atrás concebemos essa obra que é entregue hoje pelo atual governo. Um processo construído em conjunto com as entidades para que tivéssemos um espaço que abrigasse a todos. Um espaço ao lado do Ginásio Municipal que apresenta diversas possibilidades. Um espaço construído por muitas mãos que hoje ganha forma e fará a diferença na vida dessas crianças”.

Para o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira “esse processo envolve educação e assistência social. É um projeto que ampliará o trabalho realizado para os alunos Aqui teremos um local fantástico, de primeiro mundo. Porém, o mais importante são as pessoas que estarão aqui dentro. Faremos a inserção de todos na comunidade. Acredito que a função primordial do setor público é trabalhar para que os que mais precisam tenham nosso olhar. E assim, consigamos atender a todos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José M. Estefanon

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido