O Projeto Maturidade Urbana iniciou suas atividades no mês de maio de 2022. Ele visa a integração da Melhor Idade em segmentos artísticos que possibilitem explorar novos conhecimentos e qualidade de vida relacionada à Cultura Urbana. Assim, as mais de dez participantes entraram em contato com movimentos do breaking, assistiram ao documentário Nem eu sei tudo sobre os 10 anos da Nest Panos e tiveram aulas de graffiti. Essa imersão cada vez mais está rendendo. Está em produção o primeiro rap do projeto.
O nome do rap é alusivo ao lema do projeto que é “Hip Hop é mais legal que fazer tricô” e a letra foi escrita pelos Mcs New Guss e Makley baseada nas experiências que elas tiveram sobre a Cultura Urbana. Depois, foi feito a melodia no estúdio Visão Natural Records.
“A letra fala sobre o movimento Hip Hop, sobre elas fazerem parte da cultura, dizendo que elas também pode fazer parte da própria. Na letra, dizemos sobre elas passarem na televisão dançando breaking, grafitti e que se elas quiserem também podem rimar, abrindo a frase que foi criada por elas, que Hip Hop é mais legal do que fazer tricô”.
A música recebeu um tratamento baseado em trap, tendo como referência Type Beat do Orochi, um dos artistas em destaque do cena. O trap é um subgênero do rap que surgiu na década de 2000, nos Estados Unidos, com batidas com mais melodias e baterias, usando também a ferramenta do auto tune que é uma das suas estéticas.
O professor do projeto Pedrinho ressalta que a produção do rap “possibilitou uma imersão maior além da dança. Isso demonstra que a Cultura Urbana está acessível a qualquer idade, proporcionando aberturas artísticas intergeracionais”.
A aluna Dorotea Rizzon destaca que o momento “foi diferente. A mensagem que a música passa é que nada é impossível. É só querer que a gente consegue, claro que dentro das nossas limitações. Estamos gostando e aprendendo muito, tentando fazer o nosso melhor”.
O rap “Hip Hop é mais legal que fazer tricô” vai ser lançado nesta quarta-feira, às 18h, no canal do YouTube da Nest Support.
O projeto Maturidade Urbana é uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Biblioteca Pública Castro Alves, Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social e Sesc.
Cronograma Maturidade Urbana
23/11 – 20h – Apresentação na Praça do Progresso (abertura do show Elvis Cover com Jhonny Grace)
30/11 – 14h – Doação de alimentos e visita ao Lar Luchese
03/12 – 14h – Apresentação em Tuiuti, no encerramento do ano dos grupos de Convivência da Terceira Idade
07/12 – 9h30 – Doação de alimentos e visita ao Lar do Ancião
09/12 – 14h – Batalha da Prova em Caxias do Sul
13/12 – 20h – Apresentação na Praça do Bairro Fátima (abertura do show Elvis Cover com Jhonny Grace)
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Arte: Divulgação/Projeto Maturidade Urbana
PG
19º Festival de Cinema Italiano inicia programação no Rio Grande do Sul
Bento: Wine Run Caminhos de Pedra é atração neste sábado, dia 9
Missão acadêmica impulsiona acordos entre UCS e instituições de ensino italianas