Empresa registra crescimento de 11,32% em relação ao ano passado e projeta comercializar 100 mil caixas da bebida apenas nos meses de novembro e dezembro
O brasileiro vem descobrindo que não é preciso estar num evento ou alguma ocasião especial para abrir um espumante. Mesmo assim, é no final do ano, e com a chegada dos dias mais quentes, que a comercialização da bebida aumenta de forma significativa. Essa tendência corrobora a projeção da Vinícola Aurora de um incremento de 17% nas vendas apenas nos meses de novembro e dezembro frente ao mesmo período do ano anterior, com a comercialização de 100 mil caixas da bebida (450 mil litros).
A previsão otimista também é amparada pelos dados já registrados em 2022. De janeiro a outubro, a empresa vendeu 4,1 milhões de litros de espumantes. O crescimento em relação ao ano passado é de 11,32%. Quando comparado à 2020, o salto é ainda maior, de 37,12%, o que pode ser explicado pelas restrições provocadas pela pandemia.
“Temos percebido uma redução lenta, mas gradual da sazonalidade que sempre foi uma característica muito comum para a categoria de espumantes. Entretanto, não podemos negar que o grande volume de vendas ainda ocorre neste período, com a proximidade do verão, das festas de final de ano e aumento dos momentos de confraternização. O que podemos destacar é que neste ano registramos um aumento de mais de 70% nos primeiros 10 meses no ano na comparação com 2019, o que demonstra algumas mudanças de comportamento do consumidor, que passou a enxergar no espumante uma bebida para diversas situações”, opina o diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna.
E essa tendência também tem sido observada pelo próprio mercado, já que dados da Ideal Consulting mostram que a comercialização de espumantes brasileiros aumentou 12% de janeiro a agosto deste ano em relação aos primeiros oito meses de 2021.
Para Ficagna, tanto os números setoriais como os da Vinícola Aurora comprovam que o público está aderindo às borbulhas para os brindes, que estão mais frequentes após o período crítico das restrições sanitárias. Neste ano, por exemplo, somente as vendas do Moscatel cresceram 18% no mesmo período.
“O Moscatel é o produto mais premiados da Aurora e também tem um papel importantíssimo de abrir as portas dos consumidores para o mundo do vinho e de outros espumantes. O nosso portfólio atende desde o público que tem preferência por uma bebida leve, refrescante e de paladar adocicado, até aquele que prefere os tipos Brut, Extra Brut e Nature”.
O dirigente se refere à diversidade de itens que atendem aos mais variados gostos e estilos, desde a linha Aurora, com sete rótulos, e com preços na faixa de R$ 40, até os da linha Procedências, com três produtos que valorizam a origem das uvas e os associados das diferentes áreas de produção da cooperativa e que são vendidos pelo preço médio de R$ 60. Nas linhas premium e super premium, a empresa disponibiliza os espumantes Aurora Pinto Bandeira Extra Brut e o Gioia Sur Lie Nature, ambos com Indicação de Procedência (IP) de Pinto Bandeira.
Recentemente a Aurora também lançou o espumante Prosecco Saint Germain (preço médio de R$ 20), uma linha mais acessível entre os produtos da vinícola, com o objetivo de democratizar o acesso às borbulhas aos mais variados perfis de consumidores.
Fonte: MCom Ação e Comunicação
Foto: Eduardo Benini
(KPJ)
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