Empresa registra crescimento de 11,32% em relação ao ano passado e projeta comercializar 100 mil caixas da bebida apenas nos meses de novembro e dezembro
O brasileiro vem descobrindo que não é preciso estar num evento ou alguma ocasião especial para abrir um espumante. Mesmo assim, é no final do ano, e com a chegada dos dias mais quentes, que a comercialização da bebida aumenta de forma significativa. Essa tendência corrobora a projeção da Vinícola Aurora de um incremento de 17% nas vendas apenas nos meses de novembro e dezembro frente ao mesmo período do ano anterior, com a comercialização de 100 mil caixas da bebida (450 mil litros).
A previsão otimista também é amparada pelos dados já registrados em 2022. De janeiro a outubro, a empresa vendeu 4,1 milhões de litros de espumantes. O crescimento em relação ao ano passado é de 11,32%. Quando comparado à 2020, o salto é ainda maior, de 37,12%, o que pode ser explicado pelas restrições provocadas pela pandemia.
“Temos percebido uma redução lenta, mas gradual da sazonalidade que sempre foi uma característica muito comum para a categoria de espumantes. Entretanto, não podemos negar que o grande volume de vendas ainda ocorre neste período, com a proximidade do verão, das festas de final de ano e aumento dos momentos de confraternização. O que podemos destacar é que neste ano registramos um aumento de mais de 70% nos primeiros 10 meses no ano na comparação com 2019, o que demonstra algumas mudanças de comportamento do consumidor, que passou a enxergar no espumante uma bebida para diversas situações”, opina o diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna.
E essa tendência também tem sido observada pelo próprio mercado, já que dados da Ideal Consulting mostram que a comercialização de espumantes brasileiros aumentou 12% de janeiro a agosto deste ano em relação aos primeiros oito meses de 2021.
Para Ficagna, tanto os números setoriais como os da Vinícola Aurora comprovam que o público está aderindo às borbulhas para os brindes, que estão mais frequentes após o período crítico das restrições sanitárias. Neste ano, por exemplo, somente as vendas do Moscatel cresceram 18% no mesmo período.
“O Moscatel é o produto mais premiados da Aurora e também tem um papel importantíssimo de abrir as portas dos consumidores para o mundo do vinho e de outros espumantes. O nosso portfólio atende desde o público que tem preferência por uma bebida leve, refrescante e de paladar adocicado, até aquele que prefere os tipos Brut, Extra Brut e Nature”.
O dirigente se refere à diversidade de itens que atendem aos mais variados gostos e estilos, desde a linha Aurora, com sete rótulos, e com preços na faixa de R$ 40, até os da linha Procedências, com três produtos que valorizam a origem das uvas e os associados das diferentes áreas de produção da cooperativa e que são vendidos pelo preço médio de R$ 60. Nas linhas premium e super premium, a empresa disponibiliza os espumantes Aurora Pinto Bandeira Extra Brut e o Gioia Sur Lie Nature, ambos com Indicação de Procedência (IP) de Pinto Bandeira.
Recentemente a Aurora também lançou o espumante Prosecco Saint Germain (preço médio de R$ 20), uma linha mais acessível entre os produtos da vinícola, com o objetivo de democratizar o acesso às borbulhas aos mais variados perfis de consumidores.
Fonte: MCom Ação e Comunicação
Foto: Eduardo Benini
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves