O trabalho todo foi feito de forma voluntária por cada uma das empresas e profissionais que participaram do processo
O leilão beneficente promovido pela regional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) arrecadou R$ 37,4 mil. O total será destinado para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS). O valor arrecadado foi depositado pelos próprios arrematantes diretamente na conta corrente do IMAMA-RS, sem haver a necessidade de intermediários, de modo a dar transparência ao leilão. O trabalho todo foi feito de forma voluntária por cada uma das empresas e profissionais que participaram do processo.
A ABS-RS leiloou 19 lotes de um vinho especialmente elaborado para a ocasião. No total, 288 garrafas foram leiloadas, sendo que alguns lotes ainda receberam como um adendo uma garrafa Magnum de Espumante Chandon Brasil, uma das casas do grupo Moët Hennessy, que faz parte do conglomerado LVMH. O corte foi feito sob a curadoria da ABS-RS e resultou no vinho CHIMAS CORTE SINGULAR 01, que tem um preço estimado para o mercado de R$ 200.
“O vinho tem um poder fenomenal de juntar pessoas. Quando temos uma garrafa em torno de uma mesa reunimos pessoas que até sejam improváveis de estarem compartilhando aquele mesmo local. Não é só uma bebida. É uma ideia e um sentimento que, bem trabalhados, como nós fazemos na sommellerie, constroem cultura unindo pessoas e não dividindo. O CHIMAS foi concebido com essa ideia de compartilhamento entre amigos. Dez enólogos concederam seus vinhos para que fossem cortados com outros em nome desta causa nobre. E também conseguimos parceiros para as rolhas, rótulos, caixas e transporte, por exemplo. Todos trabalhamos com muito carinho e elaboramos um excelente vinho que mostra o potencial da viticultura brasileira e essa ação engrandece a profissão de sommelier no Brasil”, sublinhou Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS na abertura do leilão na tarde de sábado (5).
Cíntia Seben, vice-presidente voluntária do IMAMA-RS, destacou a importância da iniciativa par o instituto que completará 30 anos em 2023. “Esse evento é muito importante, pois o IMAMA não recebe benefícios governamentais. O apoio para todas as pacientes tem por base as parcerias como essa e com projetos que desenvolvemos internamente. Muito obrigada a todos por essa oportunidade, pois isso nos auxilia nessa batalha da prevenção do câncer de mama. Quando diagnosticado no início da enfermidade, ele tem 95% de chance de cura. Porém, infelizmente, as estatísticas têm nos mostrado que não estamos conseguindo reduzir o índice de mortalidade, mas não desistiremos da nossa missão e, se necessário, continuaremos mais 30 anos em busca dessa redução do número de mortes”, declarou.
O rótulo exclusivo é um blend de vinhos concedidos por 10 vinícolas, 10 castas, quatro terroirs e três safras (2020, 2021 e 2022). Um vinho límpido de tonalidade vermelho rubi, no olfato é intenso com notas de frutas vermelhas como ameixa e amoras maduras, especiarias e leve toque de café. No paladar é complexo com taninos macios, acidez equilibrada com excelente persistência gustativa. As vinícolas que participaram do projeto são a Vinícola Ales Victoria, Amitié Espumantes e Vinhos, Vinícola Aurora, Vinícola Don Affonso, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Grupo Miolo, Moët Hennessy, Cooperativa Nova Aliança, Petronius Beverages By Authors e Cooperativa São João. Além disso, outras empresas do ramo também apoiaram com outros materiais e serviços como a UNT Design, Azul Cargo Express, Cristiano Escola Leiloeiro Oficial, Degráfica, MW Lacres, PósClick, Rcork Brasil, Smurfit Kappa e Spa do Vinho.
Fonte: Marcos Graciani / Diretor Secretário – Relações com Imprensa ABS-RS
Fotos: Cleber Brauner
(KPJ)
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Leonardo Lamachia é reeleito presidente da OAB/RS
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações