A capital do vinho sediará um dos eventos mais importantes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Nos dias 17 e 18, Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, receberá cerca de 400 Delegados e agentes de polícia para o XI Seminário da Polícia Civil. Com o tema Novas tecnologias aplicadas à investigação criminal, o encontro ocorrerá no Dall’Onder Grande Hotel, no bairro São Bento, e abordará a temática central do seminário ao longo de 6 painéis, apresentados por autoridades no assunto.
No primeiro dia, as atividades se iniciam pela manhã com o painel Criptoativos e Investigação Criminal Tecnológica, apresentado pelo Delegado Vytautas Fabiano Silva Zumas, coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro e do Centro de Monitoramento de Interceptações Telefônicas e Telemáticas da Polícia Civil de Goiás. Na sequência, ocorre o painel Ferramentas Tecnológicas Úteis à Investigação Policial, com os consultores em segurança Marcelo Fillman, Frederico Bonincontro, Humberto Sá Garay e Curt Lowenhaupt.
Na parte da tarde, os trabalhos seguem com os delegados da PCRS Adriano Nonnemacher de Souza e Gabriel Silva Borges, que apresentarão um caso prático sobre Aplicação de Novas Tecnologias na Investigação Criminal. Atualmente, Nonnemacher é o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DRLD) e Borges da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), ambas do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc).
Na sequência, o quarto painel do dia fica a cargo do Delegado da Polícia Civil de Pernambuco e Gestor da Unidade de Capacitação e Desenvolvimento da PCPE, Romano Costa, que abordará o tema Meios Eletrônicos na Inteligência Policial Judiciária. As atividades do primeiro dia se encerram com o Chefe do Laboratório de Informática Forense da Polícia Científica do Estado de São Paulo, Perito Hericson Santos, no painel Child Grooming: aliciamento de crianças e adolescentes em redes sociais para a autoprodução de CSAM.
O segundo e o último dia do encontro será marcado pela presença do Adido do FBI em Contraterrorismo, agente federal Diego Mello, que comandará o painel A investigação na Dark Web. O Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes, também se juntará ao grupo de painelistas com a palestra magna que encerrará o XI Seminário da Polícia Civil do Rio Grande do Sul: “a escolha de um seminário cujo tema aborde o uso da tecnologia no cotidiano policial se da num momento ímpar, em que já não se imagina mais as práticas de polícia judiciária desassociadas dessas novas tecnologias de informação. A decodificação e a interpretação de dados, por exemplo, já se provaram peças fundamentais na construção do inquérito policial e, ainda mais importante, no indiciamento de suspeitos”, destaca Lopes.
O XI Seminário da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia Civil, com apoio da Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP). O patrocínio é do Banrisul, Saúde PAS, Servicoop, Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP), Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Sindicato dos Policiais do RS (Sinpol-RS), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Cognyte, Dígitro, Kenta, TechBiz Forense Digital, Gran Legado Vinhos e Espumantes, SUD Cervejaria Artesanal e Cellebrite.
Fonte e foto: Polícia Civil
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21