A matéria foi deliberada durante a sessão desta terça-feira (22/11) da Assembleia Legislativa coroando um trabalho de três anos que teve a frente o Deputado Vinicius Ribeiro. O projeto de Lei começou a ser construído em 2013 quando o deputado propôs a criação de uma Comissão Especial de Mobilidade Urbana. O assunto foi amplamente discutido com segmentos e entidades através de audiências públicas e reuniões. O resultado desse trabalho foi a apresentação do primeiro projeto de lei, o qual foi sendo aperfeiçoado com o apoio de outros deputados, bem como de Secretarias e órgãos do governo estadual. Em maio desse ano o projeto também passou por uma discussão com especialistas na ONU, dentro do Congresso de Transporte Sustentável, quando o deputado palestrou sobre a matéria.
Com a aprovação do projeto, o Rio Grande do Sul passa a ser o primeiro estado da federação a ter um Política Estadual de Mobilidade Urbana. A matéria estabelece objetivos e as diretrizes gerais para a promoção da mobilidade universal e propõe a inversão de prioridades nos investimentos públicos. O enfoque deve iniciar pelo cidadão, pelo pedestre e sua locomoção, passando pelos meios de transporte coletivo, e por último, a locomoção privada e individual.
O projeto promove ainda a integração dos modais de transporte de todos os tipos, como por exemplo a instalação de bicicletários em terminais ou estações de transbordo, entre outros, e a bilhetagem eletrônica também integrada; trata da vida útil do automóvel, incentivando o descarte do meio de locomoção particular, e acima de tudo, estabelece o desenvolvimento sustentável, tanto sob o ponto de vista socioeconômico como ambiental.
A Política Estadual de Mobilidade Urbana Sustentável também torna-se uma importante ferramenta para subsidiar os municípios com mais de 20 mil habitantes na construção de seus projetos locais, conforme determinação de lei federal.
Vinicius Ribeiro destaca que o projeto aprovado consolida o princípio do coletivo em detrimento ao individual. ‘Sem esse nível de consciência, dificilmente nos livraremos dos grandes congestionamentos, da falta de mobilidade e da insegurança a que está sujeito o pedestre e do impacto nocivo que estamos causando ao meio ambiente’, reforça.
Foto: Marcelo Bertani
Fonte: Gabinete Deputado Vinícius Ribeiro
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves