A Prefeitura de Garibaldi esclarece que está avaliando, com seu corpo jurídico, possíveis soluções legais e administrativas em relação à Casa Dal Bó.
Há, no entanto, uma decisão judicial, ancorada em laudo pericial, que aponta a necessidade da demolição da edificação, em virtude de danos estruturais causados por obras executadas, sem cuidado e planejamento adequados, pela gestão municipal em 2004 e 2013, gerando inclusive risco às pessoas que circulam pela região.
Os primeiros danos ocorreram em novembro de 2004, após a detonação de rochas em frente ao prédio histórico para uma obra da Prefeitura, que prejudicou a estrutura. Já em 2013, outros serviços na Rua Júlio de Castilhos agravaram o quadro.
Os prejuízos à Casa levaram, inclusive, à condenação da Prefeitura ao pagamento de R$ 2.872.749,46, por danos morais, materiais e multa. Os valores foram pagos em agosto de 2021 pela atual gestão, cumprindo a determinação judicial decorrente das avarias causadas pelas administrações anteriores.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com o patrimônio histórico, com a cultura do município e com a segurança de todos cidadãos.
Prefeitura Municipal de Garibaldi
Diocese de Caxias do Sul cria canal “Stella Comunica” para facilitar envio de notícias pelo WhatsApp
Parlamento gaúcho lança campanha Valores que Ficam nesta terça-feira, dia 8
Governo abre inscrições para 5 mil vagas do programa Universitário do Amanhã