MagnaBento, caminhada enogastronômica que ocorre anualmente na cidade de Bento Gonçalves, congrega cultura, visitação a locais históricos, igrejas, capiteis, empreendimentos turísticos e muita história local. Neste ano o local visitado foi a Eulália e Vale Aurora.
A MagnaBento, em sua 11ª edição, foi organizada pela associada Julia Pasquali e diretoria do Circolo Trentino, que começou às 9 horas na Eulália Alta junto a igreja Santa Eulália. A abertura contou com a participação do convidado Conselheiro da Trentini nel Mondo Sandro Giordani que falou um pouco das origens da MagnaBento, além de membros da comunidade local que abordaram diferentes histórias sobre a região.
O trajeto iniciou na igreja da comunidade Santa Eulália, acompanhada de um pequeno lanche típico italiano, com pão, queijo, salame, geleias, café e suco. A segunda parada se deu na Igreja Nossa Senhora de Monte Bérico, capela a qual abriga a cabeça da santa esculpida em madeira que foi trazida pelos imigrantes italianos na época. Em seguida, o grupo foi recebido por Arthur Dequigiovanni no espaço enogastronômico Casa Dequigiovanni @casadequigiovanni, onde, além de apreciarem a história do local, foi oferecida uma degustação de seus vinhos.
A quarta parada foi no Recanto Flores e Sabores @recantofloresesabores, que oferece ao visitante um espaço amplo e aconchegante partindo desde almoço e jantares, a cafés e piqueniques (tudo sob agendamento), além de espaço para eventos. A recepção da Alexandra Garbin e seus pais enalteceu a história da família e da comunidade.
E o trajeto então foi encerrado na Igreja São Pedro Apóstolo e o cemitério da mesma, construída em meados de 1897, ganhou destaque nos anos 90 devido a gravação do filme “O Quatrilho”, acompanhado de um tradicional merendin. Hoje a igreja e cemitério estão quase abandonados, sendo cuidada pela família Passaia, necessitando de restauro em alguns pontos.
A 11ª edição do MagnaBento é apenas mais um exemplo das ações fomentadas pelo Circolo Trentino de Bento Gonçalves, que busca sempre realizar atividades culturais e de pertencimento para a comunidade italiana e trentina da região.
Fonte e fotos: Circolo Trentino
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves