Assinado decreto que instituí o Centro de Inovação-Inova Bento

Espaço terá como sede o Centro Empresarial
Nesta terça-feira (08), é realizado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) o 1º Fórum de Inovação. A programação reúne especialistas para debater empreendedorismo, inovação nos negócios e apresentação de cases de empresas. Durante o encontro foi realizada a assinatura do decreto com a criação e implantação do Centro de Inovação-Inova Bento.

Furto da união entre CIC-BG, Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e Prefeitura de Bento Gonçalves, o Inova Bento integra a política municipal para a ciência, tecnologia e inovação.

O espaço terá como sede o Centro Empresarial e estimulará a capacitação, retenção de empresas e de talentos, criação de novos produtos e tecnologias e acelerar a implantação de programas de inovação ao nível Municipal, entre outras ações.

Sua concepção é inspirada em grandes ecossistemas de inovação, visando contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional por meio de pesquisas de ponta e grandes iniciativas de inovação, criatividade e empreendedorismo.

“O trabalho que construímos mostra verdadeiramente o que é uma parceria público-privada e os resultados grandiosos que essa modalidade de aliança pode alcançar. Fundamental para desenvolver a cultura da inovação e tornar as empresas cada vez mais competitivas. Bento é uma incubadora do empreendedorismo e certamente esse projeto, que estamos iniciando hoje, contribuirá de forma determinante para essa evolução”, destaca a presidente do CIC Marijane Paese.

Para a diretora de comunicação da Movergs, Sinara Mafroi, a entidade “sempre foi entusiasta de inovação e temos a honra de prestigiar e apoiar o nascimento do Centro de inovação que terá um papel fundamental no fomento a cultura da inovação. Tenho certeza que essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada renderá vantagens ao empreendedorismo da serra gaúcha. Parabenizamos todos envolvidos nesse projeto”.

O decreto formaliza e organiza as ações do setor público e privado para inovação no Município. “Bento Gonçalves é uma cidade incrível, com grandes empresas, pessoas que trabalham e esse projeto vai fomentar a criação de novas ideias, tecnologias e empreendimentos. Mas também temos que levar essa inovação para o poder público. E estamos efetuando isso com projeto de digitalização dos processos. Precisamos pensar a cidade, planejar e desenvolver um ambiente de inovação está neste diferencial. Quando temos entidades trabalhando, o poder público, e quando temos como objetivo mudar a vida da população, temos tudo para fazer funcionar”, disse o prefeito Diogo Siqueira.

Um Comitê Gestor será designado para sugerir diretrizes e prioridades a serem observadas no âmbito do Inova Bento.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido