Sicoob investiu R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação nos últimos três anos

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) investiu cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação nos últimos três anos. A adoção de novas tecnologias em cooperativas financeiras é cada vez mais intensa e o Sicoob tem sido pioneiro em várias soluções. Tudo isso sem deixar de atuar presencialmente, com mais de 4 mil agências em todo o País, ocupando o primeiro lugar no ranking das instituições financeiras com o maior número de pontos de atendimento físico.

No Open Finance, por exemplo, o Sicoob está presente desde o início, tendo disponibilizado o agregador de contas aos seus cooperados em maio de 2022 e agora começa a lançar ferramentas inovadoras alinhadas ao disruptivo movimento que está acelerando o Sistema Financeiro Nacional.

Uma das novidades a surgir em breve é a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido como smart onboarding. A ferramenta, ainda como projeto-piloto, trará benefícios na associação digital de novos cooperados. O Sicoob é a primeira instituição financeira a ofertar esse tipo de serviço. “Estamos com uma expectativa muito alta sobre o Open Finance, porque poderemos mostrar os diferenciais competitivos do cooperativismo financeiro de forma ágil e na palma da mão dos brasileiros”, disse Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). “O Open Finance é uma alavanca para o crescimento das cooperativas financeiras e a AIS será uma grande inovação”, acrescentou.

O Sicoob também foi pioneiro no sistema cooperativista em se habilitar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) e no próprio mercado financeiro, está entre as 10 primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800 concorrentes.

“Já estamos testando o depósito via Pix. Por meio da nova funcionalidade, os cooperados poderão fazer o Pix para o Sicoob, de suas contas mantidas em outra instituição, de forma simples e segura por meio do App Sicoob”, comenta Márcio Alexandre, superintendente de Governança de TI e Segurança Cibernética do Sicoob.

Outra entrega relevante feita pelo Sicoob é o Agregador de Contas, ferramenta que possibilita o acesso às informações bancárias de outras instituições dentro do próprio App do Sicoob, proporcionando aos usuários uma visualização simples de tudo o que receberam ou gastaram, garantindo, também, um maior controle de suas finanças.

O Sicoob conta com mais de 6,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Para os próximos meses, está programada a liberação de novas funções do Agregador Financeiro, que permitirão integrar informações de cartões e operações de crédito.

“O App Sicoob é a cooperativa na palma da mão do cooperado, completo em produtos e serviços, seguro e sempre disponível, mantendo a dianteira no mercado em qualidade, com as melhores notas de avaliação nas lojas virtuais App Store e Play Store”, afirmou Vilaça Júnior.

A instituição ainda oferece outros sete aplicativos a seus associados: App Sicoobcard, para controle das transações feitas com o cartão de crédito/débito; App Sicoob Moob, uma verdadeira comunidade virtual cooperativa, que permite aos associados participarem virtualmente das assembleias e votações e ainda inclui uma comunidade de negócios e recursos de educação e aprimoramento profissional; App Sipag, para controle das transações feitas com as máquinas de cartões Sipag e Sipaguinha; App Coopcerto, para controle dos cartões empresariais e de benefícios; App Yoou, uma conta corrente digital completa de fácil acesso e controle; App Sicoob Poupança, para controlar as economias depositadas em contas do tipo; e App Sicoob Mapas, para encontrar os pontos de atendimento mais próximos.

O Sicoob também possui duas assistentes virtuais, a Alice e a Helen, soluções inspiradas em duas mulheres reais que foram pioneiras: Alice Acland e Helen Keller. Em 2021, a Alice foi responsável por 2,8 milhões de atendimentos aos cooperados do Sicoob, apresentando 89% de retenção e 97% de assertividade nas respostas dadas a esses associados. A Helen, por sua vez, é a assistente virtual do Sicoob que torna os canais digitais da instituição ainda mais inclusivos, seja por meio da leitura do conteúdo ou da tradução do texto na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em 2019, o Sicoob Moob, aplicativo do Sicoob que facilita e incentiva o contato entre o cooperado e a cooperativa ganhou um dos principais prêmios do mercado financeiro brasileiro, oferecido pelo Relatório Bancário Cantarino Brasileiro, na categoria Transformação Digital. Com o Sicoob Moob é possível ter acesso aos principais dados da instituição, receber e gerenciar convites para eventos, negociar bens publicados e muito mais.

Outro ótimo exemplo da aplicação de tecnologia em cooperativas financeiras é a solução de reconhecimento facial para identificação de cooperados. O Sicoob foi pioneiro no lançamento dessa inovação. A tecnologia rendeu ao Sicoob o Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital 2020, na categoria Experiência do Usuário.

Em 2021, a plataforma de serviços financeiros do Sicoob – o Sisbr – completou duas décadas de existência e foi responsável por conferir ao Sicoob um novo Prêmio Banking Transformation Relatório Bancário, na categoria Inclusão Financeira. O Sisbr integra os mais de 6,5 milhões de cooperados, em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 40 mil funcionários e mais de 4 mil pontos de atendimento, além de uma confederação, um banco, uma seguradora, uma administradora de consórcios e outras entidades de propriedade do Sicoob.

Para agilizar ainda mais as soluções tecnológicas, o Sicoob criou em 2019 o Laboratório de Inovação do Cooperativismo Financeiro (Cooplab), que reúne as equipes de tecnologia e de negócios para acelerar as entregas, que são todas desenvolvidas internamente.

O diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, ressaltou a atuação firme da instituição com investimentos em tecnologia. “Ao analisarmos a combinação entre a multiplicação de canais e de produtos, resolvemos enriquecer o modelo de negócios das cooperativas em três vertentes. Estamos aplicando o máximo de tecnologia e ciências de dados no modelo tradicional que temos, entramos no universo da otimização das finanças pessoais e adentramos em outro universo, o da indústria financeira que se insere no contexto de ecossistema e que reivindica ser o orquestrador daquele ecossistema”.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “tudo isso só demonstra a proximidade das cooperativas financeiras e comprova também que a adoção de tecnologias de última geração por essas instituições é só mais uma de tantas formas de aproximar ainda mais as cooperativas de seus cooperados”.

Fonte e foto: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Centro Cooperativo Sicoob)

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido