Nas últimas semanas, o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves colocou em prática uma nova tecnologia que permitiu agilizar o processo de liberação dos leitos vagos após a higienização. A utilização de um aplicativo de smartphone pelas equipes trouxe um ganho médio de 19 minutos por leito na comparação com o antigo sistema.
Considerando que diariamente o Tacchini possui cerca de 50 liberações de leitos, a economia de tempo de trabalho ao unir todas as equipes de higienização é de cerca de 16 horas por dia. O número impacta positivamente na comunidade, diminuindo o tempo de espera por uma vaga no hospital.
“O projeto deixa claro que podemos inovar em qualquer área, basta conseguirmos identificar as oportunidades para inovar e melhorar. A certeza que temos é que a equipe está satisfeita com a inovação, porque não há perda de tempo para liberar os leitos”, avalia a coordenadora de hotelaria do Hospital Tacchini, Márcia Oliveira de Oliveira .
Além disso, o aplicativo desenvolvido possibilita medir o tempo exato que o profissional de higienização investe para completar a limpeza de cada leito, gerando um indicador de qualidade a mais. Ele também permite abrir um chamado de manutenção para a equipe de engenharia em caso de necessidade.
“Outros projetos da higienização ainda estão em fase de implantação. Temos espaço para desenvolver inovações que nos ajudem a melhorar o dia a dia das nossas equipes e, por consequência, para a comunidade”, completa Márcia.
FOTO: Alexandre Brusa
Alexandre Brusamarello
Assessoria de Comunicação Hospital Tacchini
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves