Desde o dia 20 de outubro, a Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) está realizando ações em educandários da rede pública de ensino para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é levar conhecimento e orientação aos profissionais e alunos das escolas sobre a deficiência visual, as principais causas da cegueira, formas de prevenção e como auxiliar adequadamente uma pessoa com deficiência visual. A ação é uma parceria com a Netfar do Bem, com o apoio da Secretaria de Educação por meio do Núcleo de Inclusão e Diversidade.
O projeto é realizado a partir de visitas de pessoas com deficiência visual às escolas, momento no qual conversam com os alunos sobre o dia-a-dia, as barreiras e os recursos de tecnologia assistiva que os auxiliam a superá-las. Ainda, demonstram aos alunos, o funcionamento de alguns desses recursos, como reglete e punção, bengala, braille, aplicativos de leitura de tela para celular e computadores. A EMEF Princesa Isabel e a EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz/UCS já receberam o projeto.
A diretora da EMTI, Andreza Peruzzo, ressalta que “é de suma importância trabalhar ainclusão nas escolas. Na EMTI São Roque procuramos sempre trazer aos alunos a valorização das diferenças. Os alunos podem compreender como é o cotidiano do deficiente visual. Nas aulas de Educação Física, o professor Vanderlei De Toni trabalhou atividades que colocavam os alunos em situações diárias sem o uso da visão. É fundamental falar sobre inclusão para haver o respeito às diferenças”.
O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves, Cleiton Andrade, destaca sobre o caráter pedagógico do projeto.
“É um sonho nosso de estarmos indo até às escolas para falar sobre o dia-a-dia de um deficiente visual. Desta forma, eles absorvem e repassam para as suas famílias e amigos a informação correta. Nestas visitas passamos dicas de como se comportar e ajudar um deficiente visual na rua, para que serve o piso táctil e também sintomas de doenças oftalmológicas que o aluno pode ter”.
A secretaria Adriane Zorzi destaca que “atividades e vivências como estas, em que podemos conviver e aprender com pessoas diferentes, são muito importante para a construção de uma sociedade que respeite mais as individualidades e esteja preparada para auxiliar sempre que necessário”.
Cronograma de visitas do Projeto “ADVBG nas Escolas”
Dia Horário Escola
08/11/22 – 8h – EMEF Lóris Pasquali Reali
08/11/22 – 14h – EMEF Ouro Verde
09/11/22 – 13h30min – EMEF Anselmo Luigi Piccoli
09/12/22 – 8h e 9h30 – EMEF Santa Helena
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED
PG
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES