Projetos sociais de Sesc e Senac e modelo de gestão são cases de sucesso
Os projetos “Troca: Uma prática de inclusão e diversidade” do Senac e “Programa Sesc de Voluntariado: uma rede de solidariedade e transformação social” recebem o prêmio Top Cidadania 2022. Eles estão entre os 9 projetos selecionados pelo prêmio que reconhece as ações sociais e de sustentabilidade realizadas pelas organizações na comunidade. Já o programa “Potencializando o modelo de gestão: compartilhamento da gestão do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac” é um dos agraciados na premiação Top Ser Humano, sendo selecionado junto a outras 35 organizações em 2022. A cerimônia de premiação será realizada no dia 23 de novembro no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
“Através do trabalho realizado no Sistema, estamos nos tornando referência em união e trabalho conjunto. A cada dia, Sesc/RS e o Senac-RS orgulham mais ainda com suas realizações em prol da comunidade. Mais uma vez, estamos sendo reconhecidos por estarmos juntos pela construção de uma sociedade mais equânime. Nosso propósito está sendo cumprido no dia a dia e estamos cada vez mais motivados pelo trabalho social. Essa premiação é uma alegria e um reforço para todos nós”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.
Projetos premiados
O Programa Sesc de Voluntariado foi criado em 2015 com a missão de contribuir para o desenvolvimento social através de uma rede de voluntários e entidades sociais e seguiu com presença ativa no Rio Grande do Sul nos últimos três anos, apesar da pandemia de Covid-19. Entre 2019 e 2021, foram 1.303 pessoas capacitadas, 74 cursos, 59 palestras, 55 oficinas de gestão e 34 rodas de conversa. O Programa está presente em 7 unidades Sesc e propõe o fortalecimento de uma grande rede de solidariedade, incentivando os voluntários a participarem e criarem ações transformadoras de voluntariado.
Criado e implementado pelo Senac Comunidade, o Troca: uma prática de inclusão e diversidade é um projeto que atua como propulsor ao respeito e promove os princípios dos Direitos Humanos de igualdade/equidade e dignidade de populações específicas. Com a prática de sensibilizar e capacitar colaboradores dentro das organizações sobre terminologias assertivas, por meio de acordo de responsabilidade social. O projeto é desenvolvido na formação dos alunos Jovem Aprendiz Senac, que já formou mais de 1.900 aprendizes.
O “Tri Juntos” foi um projeto desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. As instituições uniram, desde de janeiro de 2020, boas práticas de gestão como forma de potencializar seus resultados por meio de um sistema de gestão inovador, ágil, sustentável e com geração de valor para os clientes. Como forma de melhorar resultados e otimizar a operação, o movimento de gestão compartilhada foi alicerçado em uma comunicação interna assertiva, capacitação e desenvolvimento das pessoas, processos otimizados e desenvolvimento de novos produtos e serviços com o olhar da sustentabilidade do negócio. O movimento de unificação fortaleceu os propósitos das casas – desenvolvimento, mudança e felicidade –, gerou novos negócios e também o reconhecimento como a 7ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil e a 3ª no Rio Grande do Sul segundo a GPTW, reconhecimentos alcançados em 2021, um ano após o início do processo de compartilhamento da gestão.
Sobre os prêmios:
A categoria Top Cidadania foi criada em 2001 com o objetivo de incentivar investimentos sociais nas empresas do Estado. A distinção é dada às empresas e instituições sem fins lucrativos que desenvolvem projetos que beneficiam o público interno (funcionários) ou externo (comunidade), estimulando a valorização de ações sociais e de sustentabilidade dentro de organizações, em sua cadeia produtiva ou na sociedade.
O Top Ser Humano é uma das premiações mais cobiçadas do país na área de Gestão de Pessoas. É o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o Ser Humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Realizado desde 1993, foi criado para reconhecer as empresas e profissionais que apresentam as melhores práticas na área de gestão de pessoas. Durante estes 29 anos, já foram premiados 547 cases em todo o Estado, com a participação de organizações de diversos segmentos e 22 personalidades que se destacam por suas ações em prol da responsabilidade social e gestão de pessoas do Rio Grande do Sul.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves