Integrantes da agência pública que responde por financiamentos à inovação conheceram o Instituto Hospitalar Veterinário e a UCSGRAPHENE. Também foram atualizados sobre o andamento de projetos estratégicos conectados ao bem-estar, à saúde, à ciência e à tecnologia que contam com aportes aprovados
A Universidade de Caxias do Sul recebeu, nesta quarta-feira, 19 de outubro, a visita de comitiva da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. Além do bloco A, onde foram recepcionados na sala de reuniões da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), os representantes da agência visitaram as dependências do Instituto Hospitalar Veterinário – IHVET – inaugurado no mês de julho, um dos maiores complexos de saúde veterinária do Brasil e uma das entregas relacionadas às subvenções da Finep – e a UCSGRAPHENE, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade.
O grupo, composto pelo diretor de Inovação da Finep, Otávio Augusto Burgardt, pelos superintendentes de Inovação da agência Newton Hamatsu e Mauricio Syrio, e pelo gerente Regional Sul Finep, Bruno Camargo, foi atualizado sobre o andamento de projetos estratégicos de inovação que contam com recursos aprovados pela agência financiadora. Estruturadas em diretrizes conectadas ao bem-estar, à saúde, à ciência e à tecnologia, as iniciativas integram o complexo de ensino, pesquisa e inovação em saúde humana, o complexo de ensino, pesquisa e inovação em saúde animal e voltam-se à ampliação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, um dos maiores do Estado.
Na ocasião, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pontuou a representatividade da Universidade junto às empresas da região. “Temos atividades com as gigantes da região, e mais 1.200 organizações. Delas, 52 estão entre as residentes e incubadas no TecnoUCS”. Nesse contexto, salientou a evolução que será representada pela fase 2 de operações do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, por possibilitar uma interlocução mais expressiva entre a Universidade e organizações, fomentando a troca de conhecimentos e experiências entre academia e empresas.
Ele ressaltou ainda que a caminhada da Instituição, impulsionada pelos financiamentos com a Finep, é motivo de orgulho e modifica a história da região, a partir do desenvolvimento que se dá pela criação de empresas, teses realizadas, patentes conquistadas, capacitação e inovação.
Representando a Fundação Universidade de Caxias do Sul, o diretor executivo, Jaime Marchet, deu as boas vindas à comitiva e pontuou a importância de apresentar in loco as estruturas da Universidade. O diretor administrativo financeiro da Fundação, João Pereira Lima Filho, também ressaltou aos presentes a aproximação da Universidade com as indústrias da região, e a vocação institucional conectada ao desenvolvimento do país. “Somos uma instituição de ensino, que presta serviços às empresas”.
O diretor de Inovação da Finep, Otávio Augusto Burgardt, pontuou a importância da visita para conhecer os parceiros da agência. “O negócio de inovação, tecnologia e ciência envolve a parceria, não acontece sozinho”. Ele informou, ainda, sobre as novas condições operacionais no financiamento reembolsável para projetos inovadores.
Sobre a Finep
Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep é uma agência pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A entidade é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Fonte: Imprensa UCS
Fotos: Bruno Zulian
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril