Em uma recuperação contínua, o setor de Alimentação Fora do Lar está otimista para um fim de ano com movimento, boas vendas e vagas de trabalho. Dados da última pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que um terço dos estabelecimentos gaúchos querem contratar novos profissionais até dezembro. Além da perspectiva de abertura de vagas, o levantamento aponta que 31% já fez contratações em setembro.
“É o melhor momento em termos de oportunidades de emprego no setor de bares e restaurantes desde o início da pandemia”, celebra João Melo, presidente da Abrasel no RS, que continua, “É a consolidação de uma demanda que vem de alguns meses e deve se estender até o final do ano, quando costumam ter contratações para o movimento natural de novembro e dezembro.”
Entre os fatores que levam os empresários a contratar está a projeção de aumento de demanda devido a eventos como Copa do Mundo, Natal e Reveillôn, que foi apontado por 32% dos entrevistados. Outro motivo indicado é o objetivo de suprir necessidades da empresa (54%). Renovar a equipe (18%), abrir novas filiais (14%) e lançar novos produtos (11%) completam as razões para este momento de aquecimento nos postos de trabalho.
Apesar do momento favorável para contratação, quase todos estabelecimentos (99%) encaram alguma dificuldade para encontrar profissionais. Entre as funções mais procuradas estão auxiliar de cozinha (64%), garçom (46%) e atendente ou cumim (39%). “A carência de mão obra sempre foi crônica e se agravou durante a pandemia, pois muitas pessoas encontraram outro setor para trabalhar ou resolveram investir em um empreendimento”, sublinha o presidente da Abrasel no RS.
Além das contratações, a pesquisa destaca bom desempenho dos bares e restaurantes gaúchos com quase metade dos estabelecimentos fechando agosto com lucro, 29% em equilíbrio e 27% registrando prejuízo.
“O setor vem buscando uma recuperação, que tem sido contínua. Durante junho e julho houve um aumento de custos forte. E nos últimos 3 meses, o Brasil vem tendo uma deflação e isso impacta positivamente nos bares e restaurantes, consolida o setor, cresce a margem de lucro e provoca novas contratações para atender as demandas”, analisa João Melo.
Dados da pesquisa:
– 33% das empresas pretendem contratar novos funcionários até dezembro. Outras 62% esperam manter o quadro de empregados atual e apenas 5% têm a intenção de demitir funcionários no período.
-32% querem reforçar o time prevendo aumento de demanda. 54% querem contratar para suprir necessidades atuais da empresa, 18% para renovar equipe, 14% para abrir novas filiais, 11% para lançar novos produtos/serviços e 4% para mudar o modelo de negócios. (*permitidas múltiplas respostas)
– 31% dizem ter contratados funcionários em setembro.
– 99% dos estabelecimentos que pretendem contratar encaram algum grau de dificuldade para encontrar profissionais. Numa escala de 0 a 5, o maior empecilho elencado foram encontrar auxiliar de cozinha (3,72), garçom (3,23) e atendente ou cumim (3,27).
– As funções mais procuradas por quem pretende contratar: auxiliar de cozinha (64%), garçom (46%), atendente ou cumim (39%), cozinheiro (32%), gerente (18%) e atendente à distância (7%).
– 44% dos estabelecimentos gaúchos tiveram lucro em agosto. 27% trabalharam com prejuízo e 29% ficaram em equilíbrio.
– Dos 94% que estão no Simples Nacional, 37% têm parcelas do Simples em atraso. O número é menor do que o apurado em agosto (46%) e junho (38%) e maior do que o apurado em julho (34%)
Fonte e fotos: Abrasel
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves