‘Como preparar sua loja para a melhor época do ano?’ reuniu lojistas na sede do Sindilojas na manhã desta terça, em preparação a data mais importante para o varejo
Empenhado em apresentar aos seus associados soluções para os desafios do varejo, auxiliando no aumento das vendas, o Sindilojas Regional Bento elegeu o Natal como tema central do Bom Dia Lojista de outubro, realizado na manhã desta terça-feira, 18, na sede da entidade. Dezenas de lojistas assistiram atentos às dicas apresentadas pelas arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, da Pulse Arquitetura de Conexão, e as personal organizers Daiane Vieira Titton e Raquel Dallagnese, da Con Affetto Organiza, que guiaram a exposição respondendo a pergunta: ‘Como preparar sua loja para a melhor época do ano?’.
Fabiana abriu o destacou destacando os sentimentos do consumidor atual. Ela chamou a atenção para o perfil multitarefas, em que somente 6% das pessoas conseguem realizar diversas atividades ao mesmo tempo, para a sensação de choque com o futuro diante da ansiedade gerada, para o excesso de estímulos que traz uma carga emocional pesada causada pelas mudanças, para o otimista realista e também para o encantamento com foco nas pequenas coisas. “A velocidade com que as coisas acontecem, o volume de informações e as rápidas transformações trouxeram sentimentos que impactam no comportamento do consumidor e, nós, precisamos estar atentos a tudo isso”. Como reflexo, um cenário onde é possível identificar diversos perfis do consumidor, sendo eles: Reguladores – se adapta, porém com mais resistências por ser mais controlador -, Conectores – têm pouco apego a coisas materiais e perdem o foco com facilidade – Construtores de Memórias – que se reposicionam, repensam a vida – e os Neo-sensorialistas – a experiências sensorial vem antes que a física.
A arquiteta ressaltou, ainda, que o comércio comunitário veio para ficar, com a adoção de bens compartilhados, fruto do que foi vivido durante a pandemia do Coronavírus e deu certo. Segundo ela, o momento ainda é de descobertas e é preciso acelerar, mas no ritmo certo. “Muitas vezes a inovação é cansativa”, reforçou. “É preciso aplicar filtros e conhecer o consumidor. Isso tudo também passa pela organização da loja e pela oferta de experiências positivas. Uma vitrine atrativa, por exemplo, pode influenciar até 75% das vendas”.
Entre as dicas apresentadas por Fabiana e Juliana para preparar a loja, destaque para: conhecer o perfil do consumidor, entender a identidade da marca, avaliar o mix de produtos, ter uma fachada diferenciada e uma vitrine atrativa, oferecer promoções e vantagens e ter uma identidade que converse com o perfil do público. Além disso, gerar uma experiência positiva é determinante para o retorno do consumidor. Aqui deve-se levar em conta um ambiente agradável, um layout organizado e direcionado, produtos bem expostos, boa iluminação e identidade. O cuidado com a exposição e organização dos produtos foi reforçado pelas personal organizers Daiane Vieira Titton e Raquel Dallagnese, da Con Affetto Organiza.
O encontro é gratuito para associados do Sindilojas. Não associados pagam R$ 20. A programação começa às 7h30min com café da manhã, seguido por um bate papo que tem o propósito de abastecer os empresários do comércio de informações sobre o tema, esclarecendo dúvidas a partir de experiências reais. A data e o tema do Bom dia Lojista de novembro serão divulgados nos próximos dias.
O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, aproveitou a oportunidade para convidar os lojistas a participarem do Troféu Empreendedor Jovem 2022 que acontece nesta quinta-feira, 20, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.
Fonte e fotos: Conceitocom Brasil
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves