Referendada pelos prêmios internacionais, bebida tem o 22 de outubro como data para celebrar a qualidade do vinho borbulhante elaborado no Brasil
Nenhuma bebida simboliza tanto o prazer de celebrar quanto o espumante. Pudera. Há séculos, o hábito de erguer uma taça borbulhante para comemorar alguma conquista faz parte das nossas tradições. O costume teria se iniciado nas festas promovidas pela realeza europeia, mas outros atores também fizeram esse hábito se tornar popular no mundo inteiro. Um deles foi o estadista francês Napoleão Bonaparte, que comemorava suas vitórias abrindo garrafas da borbulhante bebida, algo que, inclusive, ele não dispensava nem mesmo nas derrotas.
Ele tinha razão. Na verdade, não é preciso um motivo para abrir um espumante. Basta abri-lo. E degustá-lo curtindo os pequenos prazeres da vida, como um fim de tarde com os amigos, uma promoção no emprego, uma viagem simples de fim de semana ou, ainda, datas como o dia 22 de outubro, quando se comemora o Dia do Espumante Brasileiro.
O brasileiro tem apreciado cada vez mais a bebida. Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), as vinícolas brasileiras comercializaram durante o ano passado 30,3 milhões de litros de espumante. O volume é cerca de 40% maior do que o atingido em 2020. A qualidade, já reconhecida e referendada nos mais diversos concursos mundo afora, traz efeitos também econômicos, com o crescimento de vendas no mercado internacional. As exportações do espumante nacional subiu acima de 20% na relação de 2020 para 2021, se aproximando do 1 milhão de litros comercializados.
De fato, o espumante é um grande representante da qualidade dos vinhos produzidos no Novo Mundo, especialmente o Brasil. O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90% da produção no país, e vem de Garibaldi – berço nacional da bebida – um dos representantes mais destacados nesse segmento.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi conquistou, no ano passado, quase 100 premiações internacionais, grande parte delas oriundas de seus espumantes. A bebida representou 41% do total do faturamento da vinícola no ano passado, com as vendas de espumante também registrando crescimento. O incremento em relação a 2020 foi de 27,6%, com o envio de 5 milhões de garrafas a mercados, lojas especializadas e outros tipos de comércio.
Vários são os fatores responsáveis por tais marcas. A adaptação das uvas utilizadas na elaboração dos espumantes – Chardonnay, Prosecco, Moscato entre outras – ao terroir da Serra gaúcha é um deles. “A amplitude térmica, com noites frias e dias quentes, favorecem a maturação lenta das uvas, formando açúcares e degradando os ácidos aos poucos”, diz o enólogo-chefe da vinícola, Ricardo Morari. Pesquisa e inovação também entram nessa equação, a fim de buscar as melhores técnicas de manejo e cultivo, além do investimento em infraestrutura. “Esses fatores facilitam uma qualidade consistente nessa elaboração da bebida. Independente da safra a gente consegue ter uma qualidade muito regular, muito mais sólida”, complementa.
Por essas e tantas outras, abrir um espumante – brasileiro – sempre será uma boa pedida.
Para brindar o Dia do Espumante Brasileiro
Espumante Garibaldi Extra Brut – Especial 90 anos
Feito para celebrar os 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, comemorados em 2021, esse espumante se destaca pelo paladar estruturado e cremoso, com maciez natural e frescor intenso. A harmonização é feita com frutos do mar, patês, carne vermelha, aperitivos, peixes e queijos.
Espumante Garibaldi Prosecco Rosé
É o primeiro Prosecco Rosé elaborado no Brasil. Com coloração delicada, se destaca pela cremosidade do paladar, aliada com acidez equilibrada e refrescante. Harmonização com canapés, saladas, sopas cremosas, peixes leves, frutos do mar e queijos.
Espumante Garibaldi Moscatel
Elaborado pelo processo Asti, foi eleito duas vezes, em 2018 e 2021, o melhor espumante do Conesul pela Catad’Or Wine Awards, do Chile. Tem aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e toque de mel. Combina com frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.
Viviane Somacal
Exata Comunicação
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