Nesta sexta-feira, 7, no Salão Comunitário do distrito de Tuiuty, em Bento, foi realizada a 8ª edição do Festival Nacional do Vinho Colonial. O evento foi retomado – após dois anos em razão da pandemia – e reuniu viticultores da localidade com farta gastronomia, vinhos e sucos.
Com o apelo típico da produção colonial e artesanal, o foco foi de manter viva as tradições da cultura italiana com protagonismo para o vinho. A Festa foi realizada por famílias do Distrito e contou ainda com a animação do Coral Canzoni Belle.
Visitantes da comunidade, moradores de outros pontos da cidade, turistas e autoridades, como o prefeito e vice, Diogo Siqueira e Amarildo Lucatelli, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG), Cedenir Postal e do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), Élson Schneider, entre outras lideranças, compareceram.
São parceiros do Festival a Prefeitura de Bento Gonçalves, através das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, Emater/RS-Ascar, Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves e Embrapa Uva e Vinho.
A expectativa para este ano por parte dos apreciadores era pela volta das edições em São Pedro, Vale dos Vinhedos e Faria Lemos, entretanto, a tendência de retorno dos eventos nestas comunidades é para 2023.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Dom José Gislon – A Divina Misericórdia, renova a nossa vida
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Agricultura: distritos de Bento recebem ações que fortalece sua infraestrutura