Ele destaca que a palestra traz um sopro de esperança para a vida. “O quanto a gente não pode abolir a persistência de um objetivo. É preciso ser desafiado pela vida, pelas dificuldades. Eu sou uma pessoa que tenho uma trajetória de superações, sou um filho da fé. E a palestra faz um passeio pelas minhas reflexões, especialmente nos meus últimos livros”.
O comunicador escreve crônicas diárias para o jornal Zero Hora (RS), semanal para o jornal O Tempo (MG), é comentarista da Rádio Gaúcha e do programa “Encontro”, da Rede Globo.
Caracterizado por Luis Fernando Veríssimo como “usina de lirismo” ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr (“Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora”), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões.
Com mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Seu novo livro, “Depois é Nunca”(Grupo Editorial Record), é um conjunto de reflexões aprofundadas sobre o luto e a despedida, na sexta edição.
A obra “Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (2018) figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, conforme a lista da revista Veja, tema do TEDx Fortaleza de 2019.
Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.
No RS, tem o título de colunista mais amado e mais lembrado pelos leitores em pesquisa Top of Mind 2021 e 2022, da revista Amanhã. E também, pelo mesmo censo, foi eleito o Influenciador Digital mais destacado em 2022.
O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.
Suas últimas obras no gênero Crônicas são “Depois é Nunca”(Grupo Editorial Record, 5ª edição, 2021), “Coragem de Viver” (Editora Planeta, 1ª edição, 2021), “Colo, por favor!” (Editora Planeta, 7ª edição, 2020) “Minha esposa tem a senha do meu celular” (Bertrand Brasil, 3ª edição, 2019), “Cuide dos pais antes que seja tarde” (Bertrand Brasil, 16ª edição, 2018)
No Infanto-juvenil são “Menina Alta” (Bertrand Brasil, 2022) e “Vovó é poder” (Bertrand Brasil, 2022). E na área da poesia são “Carpinejar” (Bertrand Brasil, 2020) e “Amor à moda antiga” (Belas Letras, 2ª edição, 2016).
A 37ª Feira do Livro é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação. Patrocínio Corsan- Evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Apoio do Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, Hotel Vinocap, Dall’Onder Grande Hotel, Clube Aliança e Bento Transportes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Card/Foto: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves