Após mais de três décadas sem ter um representante na Assembleia Legislativa e/ou Câmara Federal, Bento Gonçalves volta a eleger um deputado Estadual. O ex-prefeito do município Guilherme Pasin foi eleito com quase 60 mil votos nas eleições deste domingo, dia 2 de outubro.
Guilherme Pasin foi o terceiro deputado mais votado do Partido Progressistas e o 17º no geral, com 57.022 votos (computados até as 12h13min, quando a apuração estava em 99,94%). O último representante do município foi o também ex-prefeito Darcy Pozza, falecido em novembro de 2017, que foi deputado federal de 1979 a 1987 e Deputado Federal – Constituinte, de 1987-1991.
Quando do lançamento de sua pré-candidatura, em junho, Pasin destacou a semelhança de sua carreira política exatamente com a de Darcy Pozza, que até as eleições de 2012, havia sido o prefeito mais jovem a ser eleito em Bento, com 32 anos, fato que foi batido por Pasin, eleito aos 29 anos. Outras semelhanças são a inédita reeleição e o recorde de votação de Darcy Pozza, que também foram superados por Pasin, nas eleições de 2016.
Guilherme Rech Pasin, 39 anos, nasceu em Bento Gonçalves no dia 27 de janeiro de 1983. É filho de Luiz Pasin (in memorian) e Elisabete Rech Pasin. É casado com Cynthia Beatriz Gomes Costa e pai de Ana Beatriz e Vicente.
Graduou-se em Direito e Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul. Desde 2004 é filiado ao Progressistas, partido pelo qual se candidatou a vereador em sua cidade natal pela primeira vez em 2008, tendo feito 1.733 votos, o oitavo mais votado entre todos os candidatos, permanecendo na primeira suplência.
Quatro anos mais tarde, em 2012, se candidatou a Prefeito e foi eleito o chefe do Executivo mais jovem da história do Município, aos 29 anos. Reelegeu-se em 2016 o Prefeito mais votado de todos os pleitos municipais da história de Bento Gonçalves, com 44.129 mil votos, o que representou 65,62% dos votos válidos.
Durante a segunda gestão, foi presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – Amesne, entidade que congrega 36 municípios que, juntos, somam mais de um milhão de habitantes. Foi também vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul – Famurs.
Em 2022 concluiu a pós-graduação Master em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com módulo internacional realizado na Blavatnik School of Government, Escola de Governo da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Central de Jornalismo Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves