Desde março, quando os trabalhos iniciaram, pelo menos 48 cães já foram adotados, destes, cinco que haviam sido resgatados das ruas. Atualmente o espaço conta com 18 cães adultos, que também aguardam pela adoção e que foram retirados de condições de maus tratos. Os animais são doados perante termo de adoção e entrevista, onde é avaliado as condições em que animal ficará, e as condições dos possíveis adotantes. Mediante aprovação de requisitos ele é entregue. É feita visita após 15 dias de adoção para verificação de adaptação.
A veterinária Bruna Contini comentou sobre a importância da adoção.
“Adotar é um gesto de amor e cuidado. E a adoção de animais de rua é de extrema importância para a conscientização da população sobre abandono. Acreditamos que a longo prazo teremos resultados positivos em relação a esses animais, em função das castrações”.
Bruna salienta que “para ter um pet o ideal é ter condições, responsabilidade, amor e tempo. Pets, em média, vivem 15 anos. Eles merecem o nosso carinho e nossa atenção, necessitando de cuidados diários, como vacinas, vermífugos e consultas regulares ao veterinário”.
Ainda segundo a veterinária “infelizmente a procura por adoção de animais adultos ainda é baixa, o que nos preocupa. O fato é que eles se adaptam muito bem aos lares, e muitos deles estão conosco, esperando um dono”.
Os atendimentos para consultas são realizados por agendamento no 3055-7115 ou 992744262. Urgências devem ser comunicadas diretamente ao Samu Pet através do telefone 992231853.
Lupi em novo lar
Nos últimos dias o xodó da equipe ganhou um lar. Após quase dois meses morando nas dependências do Espaço Pet, o pequeno Lupi (um dos primeiros animais atendidos pelo Samu Pet, e que recebeu tratamento veterinário), de pelo caramelo e a vitalidade de um vencedor, encontrou um lar permanente.
Dona Aurora Bueno Pereira é uma daquelas senhoras apaixonadas por pets. Pensando em dar uma companhia para seus outros dois cachorros, ela pediu ao seu filho Epitácio Bueno Pereira, para lhe ajudar a encontrar um pet para completar a família. Conforme o próprio Epitácio comenta, sua mãe queria um cachorro barbudinho, e o Lupi, com seus pelos e barbichas grisalhas a fez se apaixonar de imediato.
“A minha mãe comentou que queria um cachorrinho barbudinho. E foi então que encontrei o Lupi. Mostrei ele para ela e de imediato amou. Lá em casa todos nós sempre gostarmos de cães, então ele chega para animar toda a família. Os netinhos dela amaram ele e estão brincando muito. Minha mãe falou brincando que quer chamá-lo de Velhinho em função de seus pelos brancos”.
Ele ressalta ainda sobre a responsabilidade no ato de adotar.
“Temos que ter responsabilidade para adotar, porque eles são os maiores amigos do homem, e se for adotar tem que ter responsabilidade para cuidar durante toda a vida. Eu posso garantir que a minha mãe está muito faceira com o Lupi”.
Se você quiser conhecer os animais disponíveis para adoção entre em contato através dos telefones 3055-7115 ou 992744262.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves