Nesta segunda-feira, dia 26, ocorreu a inauguração do Projeto de Proteção de Nascentes, realizado na propriedade de uma família da Linha Eulália, distrito de Faria Lemos. No local foi construída a proteção de uma nascente, com o principal objetivo de contribuir para a conservação de recursos hídricos e ambientais, através da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs.
O projeto será realizado em propriedades rurais da região de abrangência da Sicredi Serrana e foi desenvolvido em parceria com a Emater, Sicredi Serrana, contando com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Thompson Didoné, explicou sobre a importância do projeto.“Queremos mostrar para os agricultores o quão importante é uma nascente. Na prática, a fonte de água ficará protegida, garantindo água de qualidade. Ao longo do processo é feita análise química antes e depois do momento da recuperação da fonte”.
O engenheiro agrônomo, assistente técnico regional na área de nascentes, Neuri Froza, destacou que “esse sistema de proteção de nascentes é uma forma de garantir água de melhor qualidade para as famílias e fazerem o uso da forma que precisarem, garantindo que o local das nascentes seja preservado para as gerações futuras. Fizemos todo o trabalho de proteção com uma estrutura física, para proteger ela e também com o cercamento de área, impedindo que a área seja contaminada”.O ato de inauguração contou ainda com o plantio de dez árvores no local, fortalecendo a ideia de preservação do meio ambiente. O secretário de Meio Ambiente Osmar Bottega comentou sobre o plantio.
“O plantio das mudas de árvores é muito simbólico, porque marca o início de um projeto maravilhoso, e nada melhor do que a gente contribuir através do plantio, representando o nascimento e a vida”.O secretário de Agricultura Volnei Christófoli também destacou sobre os diferenciais do projeto. “Estamos muito felizes de estarmos iniciando um projeto tão importante no aspecto da preservação das nossas nascentes, e da nossa natureza, de forma geral. Uma nascente protegida garante água de qualidade para todos, e a Prefeitura, através do trabalho de horas máquinas, contribuiu para que esse projeto tomasse forma”.
No decorrer do projeto serão inclusas mais famílias que poderão ter o mesmo auxílio para a proteção de nascentes para subsistência familiar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão