Na noite desta sexta-feira (24/9), em Caxias do Sul, o governador Ranolfo Vieira Júnior assinou um termo de cooperação com a prefeitura do município para o uso compartilhado da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), que faz parte da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
O acordo tem prazo de 60 meses. O objetivo principal é utilizar parte do espaço para a realização do Horti Serra Gaúcha, evento consolidado na região e vitrine de tecnologia e conhecimento na área de horticultura e fruticultura.
O termo foi assinado durante o evento de premiação do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul.
Ranolfo também participou da entrega dos prêmios e destacou a importância da vitivinicultura para a economia do Estado. O Rio Grande do Sul concentra cerca de 90% da produção de vinhos do país.
Em 2021, foi responsável por 54,4% da produção nacional de uvas, com mais de 951 mil toneladas. Para 2022, a estimativa é de 735 mil toneladas colhidas no RS, desempenho prejudicado pela estiagem.
Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área
Últimos dias para conhecer a mostra “In-visível”, de Karem Poletto Jacobs