Gestores municipais conheceram soluções oportunizadas pela Universidade aos municípios, com possibilidades de colaboração em diversas áreas. Também integrou a pauta a busca de apoio para o equilíbrio das finanças do Hospital Geral. Encontro ocorreu nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, no Salão de Atos do Bloco A, no Campus-Sede
A Universidade de Caxias do Sul sediou a reunião mensal da Amesne – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, na quinta-feira, dia 22 de setembro. Para o encontro, no Salão de Atos Roberto Vitório Boniatti, no Bloco A do Campus-Sede, os prefeitos, secretários, executivos e demais representantes do poder público regional foram recebidos por integrantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul – FUCS, incluindo o presidente, José Quadros dos Santos, e suas mantidas.
O presidente da Amesne, Alcione Grazziotin, prefeito de Nova Prata, agradeceu a receptividade no ambiente universitário, que acolhe estudantes que representam a região mundo afora. “A UCS é nossa parceira efetiva, de longuíssima data, andando sempre em par pelo engrandecimento de toda a nossa região que é pujante, que se diferencia de qualquer outra”.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, destacou a atuação da Amesne durante a pandemia, especialmente no âmbito da saúde pública, como referência para as decisões de várias prefeituras. O gestor pontuou a importância de debater problemas e preocupações que se apresentam, como às relacionadas ao modelo do Sistema Único de Saúde, “com tabelas defasadas e repasses considerados insuficientes”.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, apresentou a atuação da UCS e seu compromisso comunitário aos gestores públicos, com serviços a partir dos quais pode contribuir com prefeituras e municípios. “Há 55 anos, a missão da Instituição continua sendo a mesma: desenvolver a região”, com valores entre os quais destacou a ética e o senso comunitário, que perpassam FUCS e suas mantidas, e a vocação para servir. “Estamos de portas abertas para ajudar a desenvolver do ponto de vista social, econômico e científico seus municípios”.
Nesse contexto, enumerou serviços e projetos que já são e que podem ser oferecidos pela Universidade, como, com a atuação do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra – Corede Serra, o desenvolvimento de observatórios do turismo e das cidades, a regionalização do turismo, o plano do circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha e o plano estratégico de comunicação dos Caminhos da Serra; junto ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – Cisga, um plano integrado de resíduos sólidos; parcerias a partir da Assessoria de Desenvolvimento Regional da UCS, com missões internacionais e, junto à Unitè, na execução de estudos para planos diretores, de mobilidade urbana, regulação fundiária, e de habitação de interesse social; a partir do Programa Regional de Ação Conjunta Universidade e Município – PRAC, avaliação diagnóstica de aprendizagem; pelo Instituto de Saneamento Ambiental – ISAM, planos ambientais, de saneamento básico, de gerenciamento de resíduos sólidos; soluções em telemedicina; serviços a partir do novo Instituto Hospitalar Veterinário; o hub de inovação e tecnologia TecnoUCS, bem como os laboratórios e serviços tecnológicos. Ainda, a possibilidade da formatação de cursos conectados às vocações locais, no modelo in company.
O diretor-geral do Hospital Geral de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, compartilhou dados sobre as dificuldades econômicas da instituição de saúde, que oferece atendimento universal e gratuito a mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul. Ele referenciou aos presentes o déficit milionário do HG, que classificou como insustentável e comprometedor à estrutura e aos serviços. “Queremos contar com o apoio de vocês, mas não para cumprir déficit, e sim para evoluir a saúde pública da nossa região”, conclamou. Também são demandas a suplementação mensal dos serviços do HG na ordem de R$ 3 milhões, e o custeio do novo Complexo Hospitalar, que tem unidades que começam a ser entregues em outubro. “Nossa serra é pujante, temos um hospital belíssimo, com qualidade, humanização, que precisa do olhar para a sustentabilidade”.
Entre as pautas do encontro também esteve a atuação da UCS no âmbito da Assessoria de Relações Internacionais. O vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, destacou a importância das “viagens do conhecimento”, já tendo a Instituição contribuído com a experiência de mais de 4,5 mil alunos e docentes no exterior, e recebido mais de 2,5 mil alunos, docentes e gestores internacionais. Conforme acrescentou, o Programa UCS Internacional representa ainda mais que as incursões internacionais que mobiliza. “A Universidade é um hub, ponto de internacionalização muito importante para a região”, afirmou, pontuando a atuação em missões acadêmicas, socioculturais, técnicas e empresariais lideradas. O tema teve a contribuição da coordenadora da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS, Fabíola Sartori, e do assessor internacional, professor Mateus Panizzon.
Presente no encontro, o diretor executivo do MobiCaxias – Mobilização por Caxias do Sul, Rogério da Silva Rodrigues, entregou aos representantes da Instituição o documento Agenda Eleições 2022, que reúne demandas regionais em diferentes áreas.
Na sequência da reunião da Amesne, o consultor tributário Silvino Huppes falou aos presentes sobre o índice de ICMS, apresentando dados estatísticos; a importância do controle no retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); e alertou sobre perdas na aplicação do ajuste SINIEF-2019 (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais).
A programação que reuniu as lideranças regionais também incluiu visita à Agência de Inovação UCSINOVA, no bloco 59, e ao Centro Clínico da UCS, no bloco 15 – que sediou a solenidade de lançamento da segunda fase do Centro de Saúde Digital da Universidade.
Filiada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, a Amesne associa, integra e representa os municípios da região com foco na resolução de questões comuns às cidades integrantes e em ações de seu interesse.
Imprensa UCS
Foto: Roger Clots
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves