Por meio do aplicativo UCS Saúde, usuários recebem monitoramento de funcionalidades e podem realizar consultas em ambiente virtual seguro e sem precisar se deslocar
Antes mesmo do surto de Covid-19, a Universidade de Caxias do Sul dava um passo importante no entendimento da importância da aliança entre medicina e tecnologia, com o planejamento do Centro de Saúde Digital. A partir dessa visão antecipatória, foi possível fazer a inauguração da estrutura logo no início da pandemia e foi por meio do serviço que atendimentos a pacientes suspeitos ou com coronavírus puderam ter um primeiro atendimento. Passado o período mais crítico da pandemia, a UCS reforça o protagonismo em telessaúde.
Na tarde desta quinta-feira, dia 22 de setembro, no Centro Clínico, foi lançada a fase dois do Centro de Saúde Digital, marcado por um novo posicionamento em monitoramento e acompanhamento das pessoas. Além da apresentação do espaço, o evento, que contou com autoridades regionais e acadêmicas, destacou o aplicativo UCS Saúde, destinado a atendimento remoto de pacientes.
A plataforma aumenta a possibilidade de interação via chat, por vídeo e dos dispositivos digitais sem fio. A partir do rastreamento de funções biológicas e de movimento, o app faz comunicação com a Central Remota e possibilita interação com trabalhadores de diferentes áreas, como Enfermagem, Nutrição, Medicina, Fisioterapia e Psicologia.
Com a nova fase, o Centro de Saúde Digital da UCS consolida a medicina de precisão, em que a tecnologia envia informações diárias e personalizadas do paciente para o monitoramento de saúde. O sistema possibilita intervenções e orientações para manutenção da qualidade de vida, a partir de atendimento multiprofissional e resolutivo, nos serviços de atenção primária e secundária.
Foco em telessaúde e multiprofissionalidade
Durante a cerimônia, a diretora da Área de Ciências da Vida, professora Carin Weirich Gallon, ressaltou que a aproximação da tecnologia à saúde é uma tendência bastante forte e que a Universidade se mantém consciente das necessidades do presente e do futuro.
“A telessaúde e a multiprofissionalidade representam caminhos sem volta para a área da vida e temos, no Centro de Saúde Digital, diferentes cursos interagindo, como Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina e Enfermagem, mas muitos outros podem estar aqui contribuindo com o serviço”, ressaltou.
Coube ao professor Asdrubal Falavigna, vice-reitor da UCS, que responde pela coordenação do Centro de Saúde Digital, fazer a apresentação do novo aplicativo. Ele compartilhou uma visão geral sobre as funcionalidades do app e, em tempo real, demonstrou as potencialidades de interação da tecnologia, com a ilustração da comunicação do dispositivo com aparelhos, como contador de passos e balança corporal. A aplicação permite, ainda, a conexão com aferidores de pressão, medidores de oxigenação e de glicose.
“A fase dois do Centro de Saúde Digital envolve a Saúde de Precisão. Agora, não estamos simplesmente tratando doenças, mas tratando as pessoas que têm a doença. Isso faz toda a diferença na qualidade de vida e na promoção da saúde. E isso se faz com vários profissionais, por isso, temos enfermeiros, psicólogos, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas”, destacou.
Ainda sobre o aplicativo, ele pontuou que os profissionais conseguem estabelecer indicadores de normalidade. “A gente consegue estabelecer indicadores de normalidade e, à medida que as informações do paciente estão fora desta normalidade, nós conseguimos, ativamente, agendar com o paciente um atendimento”, contextualizou, lembrando que, com isso, é possível evitar crises e problemas mais sérios.
“A ideia é usar a tecnologia a nosso favor, e isso não quer dizer que vamos tirar o paciente de seu consultório. Ainda continua a interação, mas o paciente passa a ser melhor visto e monitorado”, concluiu.
Uma Universidade alinhada à inovação em saúde
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, enalteceu a grandiosidade do Centro Clínico – que acolhe o Centro de Saúde Digital – com mais de 20 anos de atuação e 6 mil atendimentos mensais, entre procedimentos de baixa, média e alta complexidade, conveniados com a Prefeitura de Caxias do Sul. Pontuou o histórico da UCS, marcado por um contínuo aperfeiçoamento que resulta do amadurecimento e do compromisso de muitas pessoas.
“Com esse Centro, nós qualificamos o atendimento à saúde, podemos ser parceiros dos municípios para esse tipo de prestação de serviços. Muito fortemente com o nosso município de Caxias do Sul, todas as cidades do entorno e mais distantes. Essa é a beleza da telemedicina, e desse aplicativo”, afirmou, contextualizando a evolução da telessaúde na UCS, desde 2019, e sua atual operação, multiprofissional, voltada ao bem-estar da população e, sobretudo, à prevenção.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, agradeceu à equipe liderada pelo professor Asdrubal Falavigna, “que colocou à disposição da comunidade mais esse importante serviço. Em nome dos Conselhos da nossa mantenedora, a Fundação, agradeço o empenho de todos”. Quadros exaltou, ainda, o senso de pertencimento à Instituição, que é comunitária, de todos.
Foto: Bruno Zulian
Fonte: Imprensa / UCS
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