Encontro com Ranolfo Vieira Júnior teve como pautas a necessidade de agilidade nos atendimentos do SUS às pessoas acometidas pelo câncer e o convite para a inauguração da sede unificada da entidade
A nobre missão conduzida pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves é evidenciada em cada passo dado pela entidade em direção ao fortalecimento do amparo prestado às pessoas acometidas pela doença e seus familiares. Exemplo disso é o recente encontro entre uma comitiva da Liga e o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. A visita foi conduzida pela presidente, Maria Lucia Gava Severa, e ocorreu na segunda-feira, dia 19, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Acompanharam a atividade as vice-presidentes Ladi Sbrissa Donadel e Valeria Farina e a Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal, Daly Luiza Benini Bortolini.
Na oportunidade, Maria Lucia expôs ao Governador a necessidade de celeridade no atendimento das pessoas diagnosticadas com câncer pelo Sistema Único de Saúde. O propósito da conversa foi justamente reforçar o quão importante é o alinhamento entre o papel do SUS e o trabalho realizado pela Liga. “Sabemos que a atuação da entidade está voltada à prestação de um auxílio que, muitas vezes, seria competência do Estado. Por isso, precisamos de políticas públicas em saúde fortalecidas para que, em paralelo com o suporte oferecido pela Liga, os pacientes tenham o devido atendimento e acompanhamento durante o tratamento da doença”, destaca a presidente.
A pauta vai ao encontro do cumprimento da ‘Lei dos 60 dias’, que dispõe sobre o direito do paciente com câncer de se submeter ao primeiro tratamento no SUS no prazo de até 60 dias, contados a partir do dia em que for assinado o diagnóstico em laudo patológico. Essa normativa se soma, ainda, com a Lei 13.896/19, que assegura o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias para pacientes com suspeita da doença. “Embora a lei exista, é fato que, muitas vezes, há um déficit que compromete as chances de cura da pessoa e, por consequência, o sucesso do tratamento. Dessa forma, entendemos ser de extrema importância essa aproximação com o Governo do Estado para que esse alerta seja dado e, assim, as políticas de saúde pública sejam efetivamente cumpridas”, reforça Maria Lúcia.
Além disso, a Liga celebra a publicação, na segunda-feira (12), no Diário Oficial da União, da portaria que incorpora no SUS o medicamento Trastuzumabe Entansina, indicado em monoterapia para tratamento de pacientes com câncer de mama HER2-positivo. Monoterapia é o método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento. “Recebemos com alegria essa notícia, especialmente por estarmos às vésperas do Outubro Rosa, um importante mês de conscientização sobre essa doença que, somente no Brasil, atinge mais de 60 mil mulheres anualmente”, lembra.
Convite para a inauguração da nova sede
O encontro com o Governador Ranolfo também serviu para a entrega oficial do convite para a inauguração da sede unificada da Liga. Comprometida em oferecer assistência a pacientes e também a seus familiares, a entidade promoveu melhorias e ampliações em sua estrutura. Com a inauguração da sede integrada, a Liga de Combate ao Câncer unifica sua operação na estrutura onde, até então, funcionava apenas a Casa de Apoio – ponto de acolhida para receber pacientes e familiares em trânsito durante os tratamentos médicos. Agora, o local passa a sediar e abrigar a integralidade dos serviços prestados pela entidade – administrativos e assistenciais. As melhorias apresentadas se somam à construção de um novo bloco, anexo à casa. O prédio com três pavimentos tem aquecimento solar e conta com espaços para acomodar cozinha, salas de atendimento e convivência, auditório, terraço e um subsolo com garagem. A sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo fone (54) 3451.4233.
Importância da entidade
A Liga presta auxílio à pacientes acometidos pelo câncer disponibilizando medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento e apoio psicológico (extensivo aos familiares), nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas. Em sua sede, a entidade conta com assistência jurídica, banco de perucas (formado com doações de voluntários) e oferta de hospedagem para quem está em tratamento oncológico na cidade. Também são feitas visitas hospitalares e domiciliares e oferecida ajuda com passagens, gasolina e acessórios e compra de suplementos alimentares e cestas básicas – além da arrecadação e doação de donativos dos mais diversos tipos. Também são diversas as iniciativas encampadas para conscientização da comunidade acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21