Nesta sexta-feira, dia 18 de novembro é comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar, que tem um papel fundamental para a sociedade em termos de resolução de conflitos familiares que envolvam principalmente crianças. Em Bento Gonçalves os casos mais atendidos são de inadimplência escolar, com 702 casos de infrequências e abusos sexuais que chegam a 30 crianças atingidas no município.
Segundo o conselheiro Leonides Lavinicki é preciso realizar um trabalho rígido quanto a esse assunto. “Alguns pais nem sabem, ficam sabendo quando a gente liga avisando. Outros dizem que os filhos se governam, então é bastante complicado”, avalia.
E os casos de abusos sexuais na maior parte são por padrastos, segundo Lavinick. Ele ainda complementa que o procedimento para resolver esses casos são os mesmos da Lei Maria da Penha, em que o agressor precisa se manter longe da criança, através de registro de ocorrência e mandado judicial.
Além de Lavinicki, a equipe de conselheiros conta com mais quatro pessoas, como Renata Coelho Cardoso, Sonia Maria Padilha, Paulo Ricardo de Souza e Silvana Teresinha Lima. Eles foram eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
Em casos de maus tratos que necessitam de restituição familiar, a responsabilidade de realizar o acompanhamento também é do conselheiro do município, explica Leonides Lavinicki.
O Conselho Tutelar em Bento Gonçalves atende 24 horas, e as denúncias podem ser feitas pessoalmente na sede, que fica na rua General Vitorino no bairro São Francisco, ou pelo telefone 05491595744 e dique 100.
Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves