Apesar do investimento significativamente menor em relação ao ano passado e com poucos períodos de treinamento, o treinador rasgou elogios ao grupo pela performance de 55,6% de aproveitamento na fase classificatória.
O ano de 2022 do Bento Gonçalves Futsal (BGF) tem sido o oposto do ano passado, quando conquistou os títulos da Série Ouro e da Copa RS. Ao contrário de 2021, o investimento do clube é significativamente inferior e os períodos de treinamento foram amplamente reduzidos. Mesmo assim, a equipe comandada por Vaner Flores alcançou o primeiro objetivo: a classificação à próxima fase da Série Ouro, e com uma campanha de 55,6% de aproveitamento.
Com o elenco jovem, majoritariamente composto por atletas da base, o BGF conseguiu superar as dificuldades para garantir a sua fase nas quartas de final, somando quatro vitórias, três empates e sofrendo apenas duas derrotas. Em casa, o clube defendeu a sua invencibilidade, que agora ultrapassa dois anos sem derrotas no Ginásio Municipal Darcy Pozza.
Em meio às adversidades, o técnico Vaner Flores comemora os resultados obtidos pela equipe até o momento. “A campanha é sublime. Meus atletas estão de parabéns pela entrega. Não sabíamos de que maneira o grupo iria responder, até porque não consigo dar uma treinabilidade como no ano passado, que nos levou a conquista de títulos. Porém nos preparamos da melhor forma possível dentro daquilo que temos e fomos felizes, principalmente dentro do nosso ginásio, com nossa invencibilidade sendo jogada à prova, até porque todo mundo vem muito forte contra o atual campeão da Série Ouro, e soubemos, dentro disso, fazer uma excelente campanha”, pondera o técnico.
Na reta final da primeira fase, o BGF contou com desfalques importantes. Apesar disso, os atletas que subiram da equipe sub-17, que foram vice-campeões da Taça Brasil e campeões do estadual, deram conta do recado dentro das quatro linhas. “Infelizmente eles não estão tendo a treinabilidade necessária, senão eles estariam melhor ainda. Já víamos neles que podíamos contar com esses garotos, e os deixamos bem à vontade. O importante é que estão dando conta do recado e nos ajudando muito”, destaca Vaner Flores.
Agora, o comandante do time de Bento Gonçalves afirma já ter virado a página para direcionar o seu foco na fase de mata-matas da Série Ouro, mesmo com o adversário ainda indefinido. Apesar das limitações, Vaner Flores salienta que o grupo de atletas vai continuar defendendo a tradição do BGF dentro das quatro linhas. “O importante é que o BGF se fez muito forte, e é assim que deve ser, porque essa camisa tem muita tradição. Vamos continuar tentando ao máximo, e minha equipe é conhecedora do projeto e está de parabéns pelo primeiro objetivo alcançado. Agora é pensar nas quartas de final”, enfatiza.
BGF aguarda adversário:
O BGF ocupa momentaneamente a 4ª colocação da Série Ouro com 15 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Barcelona/Macleres, de Júlio de Castilhos, o qual enfrenta, no próximo sábado (17), o lanterna Riograndense fora de casa. Barcelona, 5º colocado com 13 pontos, e o São José, de Cachoeira do Sul, que está na 6ª posição com 10 pontos e que ainda tem chances matemáticas de ultrapassar o time de Júlio de Castilhos na tabela, uma vez que também entra em quadra no final de semana em partida atrasada contra a ABF, são os possíveis adversários do BGF nas quartas de final.
Caso o BGF cair para a 5ª colocação, o time da Capital Brasileira do Vinho vai decidir o confronto de quartas de final fora de casa. As datas serão divulgadas em breve pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).
Fonte / Foto: Ativa Assessoria
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves