A ideia do projeto surgiu em 2021, quando se comemorou o jubileu de ouro da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, evento artístico musical que ocorre no Rio Grande do Sul desde 1971. De acordo com Ranieri, “foi através deste, que tantos outros festivais nativistas se criaram pelo Rio Grande do Sul, sendo propulsor para a difusão da música nativista dentro e fora do território gaúcho. É através dos festivais de música que artistas, poetas e músico tiveram e ainda tem, mesmo nos tempos da pandemia, a oportunidade em divulgar seus trabalhos, obras, sonhos e transmitir a mensagem única que a música gaúcha tem”.
Assim, o projeto foi elaborado com o objetivo de proporcionar um passeio pelas principais obras que se destacaram ao longo desse meio século, por meio dos palcos de diversos festivais nativistas. Entre eles: a Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, Musicanto, de Santa Rosa, Coxilha Nativista, de Cruz Alta, Canto da Lagoa, de Encantado, Carijo da Canção, de Palmeira das Missões, entre tantos outros eventos do gênero.
Nesta seara tradicionalista, diversos nomes ficaram famosos como Raul Ellwanger, Pirisca Grecco, Mauro Moraes, José Cláudio Machado, Jayme Caetano Braun, Luiz Marenco, Chico Saratt, Sérgio Rojas, Vitor Ramil, Telmo de Lima Freitas, Loma Pereira, Mario Barbará, Luiz Coronel, Marco Aurélio Vasconcelos, entre outros. “O projeto é a forma que encontrei para homenagear grandes nomes da música nativista”, ressalta Ranieri.
E essa paixão pelo Tradicionalismo vem desde os 13 anos quando Ranieri Zilio Moriggi entrou pela primeira vez em um galpão. Após fez parte do CTG Sentinela da Tradição, de Muçum, onde dançou nas invernadas e concorreu pela primeira vez no concurso de solista vocal. De lá para cá, participou de diversos eventos do gênero, chegando a inúmeras finais do Encontro de Artes e tradição Gaúcha (Enart).
Atualmente, integra o CTG Tiarayú, de Porto Alegre, onde se sagrou vice-campeão e campeão do Enart nos anos 2012 e 2013 na modalidade Conjunto Vocal, e, ainda, participa da equipe técnica de Música do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A próxima apresentação de “50 anos do Nativismo: um passeio pela Música Gaúcha” ocorre no dia 18 de setembro, às 14h, no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva.
Os Festejos Farroupilhas 2022 são uma realização da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves. O patrocínio é de CORSAN – Evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves