Durante o dia 13 de setembro, o Tacchini Sistema de Saúde se juntou a diversas instituições de saúde em todo mundo para relembrar o Dia Mundial da Sepse. Na data, foi realizado um evento presencial, no auditório do Hospital Tacchini. Além disso, a ação pôde contar com a participação de profissionais de saúde das demais unidades, que estavam conectados online. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram das palestras.
Durante a atividade, a Comissão da Sepse buscou repassar detalhadamente as informações sobre o Protocolo de Sepse, já implantado no Hospital Tacchini. O protocolo busca aumentar a agilidade do atendimento a partir de uma série de medidas, incluindo a administração de medicamentos que garantam a manutenção da pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
De janeiro a agosto, foram registrados 909 suspeitas e 133 casos confirmados de Sepse no Tacchini, dos quais 22% foram fatais. Os números são bastante positivos se comparados com os dados nacionais, que apontam morte em cerca de 50% dos desfechos de Sepse.
O que é sepse?
Também conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma condição que precisa ser tratada com cuidado, já que pode fazer com que o paciente seja levado ao óbito.
Quando o organismo passa por alguma infecção, causada por vírus e bactérias, por exemplo, o sistema imunológico gera uma resposta, que visa combater a multiplicação e a proliferação desse organismo. Por vezes, essa resposta pode ser excessiva e exagerada, fazendo com que essa inflamação seja transportada a outras regiões do corpo, podendo causar vários sintomas graves, como a falência múltipla dos órgãos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Tacchini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves