Mais um exemplo do “retrabalho” dos órgãos de segurança, principalmente da Brigada Militar e Polícia Civil, foi registrado na última quinta-feira, dia 8, em Bento Gonçalves, após a prisão de um indivíduo de 37 anos, reincidente no crime de furtos, que havia sido preso em agosto e liberado poucas horas depois da prisão, em decisão da Justiça de Bento.
Após um trabalho de investigação e diligências, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Nova Prata, tomou conhecimento de um furto ocorrido em uma loja de eletrodomésticos e eletroeletrônico, em Nova Prata.
Conforme informações as diligências levaram a identificação de suspeitos do crime e, na manhã de quinta, após representação policial junto ao Poder Judiciário, agentes da Seção de Investigação, com apoio das Delegacias de Polícia de Bento Gonçalves (1ª DP e 2ª DP) e Brigada Militar, deflagraram buscas e apreensões em Bento Gonçalves, recuperando parte significativa dos objetos subtraídos na casa dos alvos e, nessa ocasião, efetuaram a prisão de um dos suspeitos, que possui vasta ficha criminal, mormente crimes patrimoniais.
O fato que chama a atenção é que o mesmo suspeito preso na quinta-feira, havia sido preso no dia 29 de agosto, suspeito de cometer um furto na sede de um clube no bairro Botafogo, em Bento. Naquela data o Centro Integrado de Operações da Brigada Militar foi comunicado, via 190, de uma ocorrência de furto qualificado na secretaria de um clube, no Bairro Botafogo, ocorrido na madrugada do dia anterior, 28. De acordo com as informações levantadas, dois indivíduos encapuzados arrombaram uma das portas e no interior do estabelecimento arrombaram um cofre, furtando certa quantia em cheques e um notebook.
O setor de inteligência do 3º BPAT – 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, de posse das informações, identificou um veículo suspeito de envolvimento no crime. Durante as diligências foi localizado o veículo FIAT/Siena, cor branca, com placas do município de Lajeado, estacionado na Rua Joao Camerini, bairro São Roque.
Solicitado apoio de guarnições do policiamento que realizaram a abordagem de um indivíduo, o qual se dirigia para sair com o veículo. Durante revista pessoal e veicular foram localizados cheques oriundos do furto ocorrido no bairro Botafogo, além de ferramentas utilizadas na prática delituosa.
Realizada a averiguação do veículo foi constatado que as placas eram clonadas, se tratando de automóvel em situação de furto, ocorrido no dia 27 de agosto, no bairro Santa Marta, em Bento Gonçalves. Conforme registro da ocorrência policial, o mesmo foi subtraído da garagem de uma residência, a qual foi arrombada pelos criminosos, sendo furtado além do veículo, um televisor e joias.
O homem recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de receptação qualificada. Em sequência a autoridade policial solicitou ao judiciário mandado de busca e apreensão – MBA, para a residência do acusado, sendo cumprido em conjunto entre Brigada Militar e Polícia Civil.
Durante as buscas foram localizados diversos eletrônicos, como televisores, celulares, micro-ondas, vídeo games, moedas antigas colecionáveis, dinheiro estrangeiro, todos os materiais sem procedência e possivelmente oriundos de furtos. Também foram localizadas ferramentas e vestimentas utilizadas durante as atividades criminosas. As investigações dos crimes de furto ficarão a cargo da Polícia Civil. Segundo informações colhidas com órgãos de Segurança, o criminoso foi solto poucas horas depois pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Bento Gonçalves, através da Juíza de Direito Fernanda Ghiringueli de Azevedo.
Em junho deste ano outro caso de soltura de presos já havia repercutido na comunidade. Seis, de oito presos, após uma operação da Brigada Militar foram soltos menos de 24 horas depois. Na oportunidade a Brigada Militar, através do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq) com sede em Caxias do Sul, e setor de inteligência do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) realizou uma mega operação na tarde desta segunda-feira, dia 13, em Bento Gonçalves. Na operação foram apreendidas grande quantidade de drogas (314,5 kg de maconha, 385,5 gramas de cocaína) e presas pelo menos oito pessoas, em ações que ocorreram simultaneamente nos bairros São Roque e Fenavinho.
Com a repercussão desse caso Ministério Público, através do Promotor de Justiça Criminal, Manoel Figueiredo Antunes, um dia depois, concedeu uma entrevista coletiva para manifestar a contrariedade da autarquia na decisão da soltura de seis, dos oitos presos. Na entrevista o promotor destacou que o poder judiciário tem de estimular o trabalho das polícias e ressaltou que o objetivo da coletiva foi de repudiar a decisão da juíza de soltar os presos neste caso, e em outros diversos casos que vem ocorrendo nos últimos meses e que geram diversos recursos por parte do MP.
Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves