O governador Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta quarta-feira (7/9), do Desfile de Sete de Setembro alusivo ao Bicentenário da Independência, realizado em Porto Alegre, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Além do líder do Executivo Estadual, o evento contou a presença do Comandante Militar do Sul, general de exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, do prefeito da capital, Sebastião Melo, e outras autoridades.
Ranolfo passou a revista nas tropas e hasteou a bandeira brasileira, ao som do Hino Nacional, dando início ao evento. “Parabenizo o Comando Militar Sul pela realização do desfile. Tivemos um evento à altura do bicentenário da Independência com grande presença de público e sem incidentes”, disse o governador.
A celebração da data acontece depois de dois anos sem a comemoração com o público, em razão da pandemia. A organização ficou a cargo do Exército Brasileiro, em coordenação com a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal.
“Evento importante para comemorar o Bicentenário da Independência. Um momento histórico que a sociedade tomou as rédeas da nossa pátria. E que assim seja para sempre”, afirmou o Comandante Militar do Sul, general Soares.
Conforme a organização, cerca de 5 mil militares e civis desfilaram na avenida para um grande público. Pela primeira vez, oito paraquedistas do Exército, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), saltaram sobre o Guaíba, onde embarcações da Marinha do Brasil e de entidades civis também fizeram um desfile naval.
Caças F-5M da FAB cruzaram o céu da capital gaúcha junto de outras aeronaves, como helicópteros da FAB, da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Na avenida, o desfile motorizado contou com 246 viaturas das forças de segurança. A tropa hipomóvel com 110 cavalos encerrou o evento.
Momento gaúcho
Após o desfile, a Pira da Pátria foi transformada em Chama Farroupilha e conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), que fica próximo do local do desfile.
Texto: Lucas Barroso, com informações da Comunicação Social do Comando Militar do Sul
Edição: Secom
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha