O encontro teve como base a Lei 14.181/2021, que altera o Código do Consumidor (Lei 8078/1990) para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento.
Conforme o coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanela “é de extrema importância e utilidade para o consumidor superendividado, e de boa-fé, pois prevê a oportunidade de reunir suas dívidas, chamar seus credores e propor repactuação e respectivo plano de pagamento”, disse.
Será firmado um convênio com Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Fórum de Bento Gonçalves, PROCON de Bento Gonçalves e Universidade de Caxias do Sul.
“Após a pandemia, o número de pessoas superendividadas aumentou consideravelmente. O Núcleo irá prestar atendimento jurídico e realizar sessões de conciliação ou mediação pré-processual, ou seja, sem a necessidade de ajuizamento de processo, para permitir que estas consigam pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo necessário para sua sobrevivência”, ressalta a Juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo.
Ainda segundo a Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Bento Gonçalves “com tal convênio, a UCS também poderá disponibilizar atendimento psicológico para tais devedores, a fim de que consigam evitar cair em depressão, assim como não contrair novas dívidas, situações bastante comuns nestes casos”.
Para o procurador-geral do Município Sidgrei A. Machado Spassini “é um grande passo para podermos unificar as ações e auxiliar as pessoas que estão na situação de superendividamento contribuindo para o acesso da população de baixa renda ao sistema formal de crédito, evitando que o cidadão tenha de recorrer a outras formas abusivas e inseguras de financiamento. Vamos construir o convênio e posteriormente a comunidade poderá ser atendida”.
Não se enquadram na lei créditos com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural, indenizações, pensão alimentícia e dividas fiscais.
Também estiveram presentes o coordenador curso de Direito – UCS Carvi Miguel Angelo Santin, secretária executiva do CEJUSC Glaucia Irigaray Gersch e do Procon-BG Júlia Todeschini Carraro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves